Marcel Van Hattem

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: HATTEM, Marcel Van
Nome Completo: Marcel Van Hattem

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

HATTEM, Marcel Van  

dep.fed. RS 2019- 

 

Marcel Van Hattem nasceu em São Leopoldo (RS) no dia 8 de novembro de 1985, filho de Rintje Van Hattem, engenheiro, e de Denise Marx Flor Van Hattem, arquiteta.  

Realizou os seus primeiros estudos nas escolas estaduais Dez de Setembro e Affonso Wolf, ambas sediadas no município de Dois Irmãos (RS). Teve o primeiro contato com associações representativas estudantis durante o ensino médio, cursado no Colégio Marista Pio XII em Novo Hamburgo (RS), onde assumiu a vice-presidência do grêmio estudantil em 2002. No mesmo ano, filiou-se ao Partido Progressista (PP).  

Dois anos depois, em 2004, tornou-se segundo-secretário da Juventude Luterana Gaúcha (JELG) e concorreu pela primeira vez às eleições, quando disputou uma vaga na Câmara dos Vereadores do município de Dois Irmãos. Elegeu-se com 697 votos. 

A partir de 2005, passou a presidir a Associação dos Vereadores Jovens da seção gaúcha do PP. No ano seguinte, concorreu ao cargo de deputado estadual. Recebeu 11.656 votos e não se elegeu. 

Em 2007, formou-se em relações internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu em 2008 a pós-graduação em direito, economia e democracia constitucional também pela UFFRGS. Em 2009, participou do programa de liderança para a competitividade global ministrado na escola de administração da Universidade de Geogetown, localizada em Washington.  

Lançou-se candidato a deputado estadual nas eleições de 2010. Atingiu 14.068 votos, mas não conseguiu se eleger. 

Concluiu em 2012 o mestrado em ciência política pela Leiden University, na Holanda. 

Durante as eleições de 2014, disputou uma vaga de deputado estadual. Recebeu 35.345 votos e se tornou o primeiro-suplente pelo PP. Assumiu a vaga aberta por Pedro Westphalen em 2015, que se afastou do mandato para assumir a Secretaria dos Transportes no governo do Rio Grande do Sul, na gestão de José Ivo Sartori. 

Em 2017, obteve também o título de mestre em jornalismo, mídia e globalização, junto às universidades Aarhus, na Dinamarca e de Amsterdã, na Holanda. 

Na Assembleia Legislativa, foi uma das principais lideranças a favor do impeachmentda ex-presidente Dilma Rousseff. Repercutiu na imprensa ao defender em plenário tanto um projeto de lei que encampava a chamada “Escola sem Partido”  proposta de combate à propaganda político-partidária ou doutrinação ideológica deliberada durante o ensino – quanto a privatização de empresas estatais. Outro momento que lhe rendeu a atenção da imprensa aconteceu em julho de 2018, quando se declarou a favor do fim das cotas raciais nas universidades brasileiras. 

Em março de 2018, filiou-se ao Partido Novo (NOVO) para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Recebeu 349.855 votos e se elegeu. 

No exercício do mandato de deputado federal, foi líder do NOVO na Câmara e também integrou comissões permanentes e especiais, além de comissões externas, comissões parlamentares de inquérito e subcomissões. No caso das comissões permanentes, foi titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, e Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Quanto às comissões especiais, foi titular da Comissão Especial sobre Atos Administrativos de Tocantins. Ainda foi titular da Comissão Externa do Ministério da Educação; e da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. 

Atuou como jornaleiro e repórter no jornal Dois Irmãos, foi colaborador da Revista Voto e contribuiu com artigos de opinião para diferentes órgãos da imprensa, como Zero HoraJornal do Comércio e O Estado de São Paulo. Trabalhou também como consultor de empresas para relações internacionais e como assessor especial no gabinete do deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Renato Molling, do Partido Progressista. 

Recebeu algumas distinções em função da sua atuação parlamentar. No ano de 2019, foi premiado pelo Congresso em Foco na categoria “Apoio ao Empreendedorismo”, sendo considerado pelo júri especializado como o deputado que mais defendeu o empreendedorismo na Câmara Federal. Nessa mesma categoria ficou em segundo lugar na votação aberta aos internautas. Também foi reconhecido pelo júri especializado como um dos dez deputados mais bem avaliados do ano. 

Publicou o livro Somos Nós Com Uma Voz - Do Megafone à Tribuna Defendendo a Liberdade, o Estado de Direito e a Democracia, de 2018, onde compilou reflexões proferidas na tribuna em seus discursos parlamentares. Também participou da publicação de Roberto Motta, Jogando para Ganhar e posfaciou o livro História do Liberalismo Brasileiro, de Antonio Paim, ambos de 2018. 

 

Juliana Marins 

 

FONTES: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www.camara.leg.br/deputados/>. Acesso em 05/06/2020; Portal do TSE. Disponível em: <http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/2018/2022802018/RS/210000602609 >. Acesso em 28/06/2020; Portal Marcel Van Hattem. Disponível em: <http://marcelvanhattem.com.br/wp/marcelvanhattem/ >. Acesso em 05/06/2020; Portal do Jornal Dois Irmãos. Disponível em: <http://jornaldoisirmaos.com.br/noticia/03102019-marcel-rompeu-ligamentos-e-sofreu-fratura-ao-pular-do-bierwagen >. Acesso em 28/06/2020;  

Portal Gazeta do Povo. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/republica/marcel-van-hattem-deputado-novo-rs/ >. Acesso em 05/06/2020; Portal Congresso em Foco. Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/premio/ >. Acesso em 05/06/2020;  Portal do Instituto Millenium. Disponível em: <https://www.institutomillenium.org.br/>. Acesso em 05/06/2020. 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados