OLIVEIRA,
Vagner
Bittencourt de
*super.
Sudene
2000-2001; min.-ch. Secr. Aviação Civil 2011-2013.
.
Vagner Bittencourt de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro.
Engenheiro metalúrgico formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1974, com especialização em finanças e mercado de
capitais.
Ingressou, mediante concurso público, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), depois Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), em julho
de 1975. Em sua carreira nessa instituição, desempenhou diferentes funções e ocupou diversos cargos:
gerente, chefe de departamento e superintendente, ocupando desde dezembro de
2004 a superintendência
da área
de Insumos Básicos, responsável pelos setores de mineração, metalurgia,
siderurgia, cimento, papel e celulose, química, petroquímica e fertilizantes. Foi superintendente da área industrial de 1996 a 1998. Presidiu a
Companhia Ferroviária do Nordeste de 1998 a 2000.
Nesse último ano foi nomeado superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do
Nordeste (Sudene), na qual permaneceu até 2001, quando passou a ocupar o cargo de secretário do Ministério da Integração Nacional.
De volta ao BNDES, em 2006 assumiu a Diretoria de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos do banco.
Em 5 de abril de 2011 foi nomeado pela então presidente da República, Dilma Rousseff (2011-2016), para o cargo de ministro-chefe da recém-criada Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) com status de ministério. A SAC antes estava ligada ao Ministério da Defesa e passou a responder diretamente à Presidência da República.
O novo ministério foi criado por medida provisória em 18 de março, com a missão de modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Ademais, à pasta foi incumbida a atribuição supervisionar a gestão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), assim como formular, coordenar e supervisionar as políticas para o desenvolvimento do setor, incluindo a infraestrutura aeroportuária. Permaneceu nessa pasta até o dia 15 de março de 2013, quando foi substituído por Moreira Franco. Em seguida reassumiu suas funções no BNDES, como responsável pelas áreas de Crédito; Gestão de Riscos; Pesquisa e Acompanhamento Econômico; e Planejamento. No mês seguinte foi nomeado vice-presidente da instituição e assumiu o cargo no dia 18 desse mês.
Em 6 de junho de 2016, quando ocupava a vice-presidência do BNDES, foi exonerado do cargo pelo presidente interino Michel Temer, que havia assumido a Presidência da República no mês anterior em virtude do afastamento provisório da presidente, o qual viria a ser consumado em 31 de agosto do mesmo ano, quando o vice-presidente foi efetivado.
Foi ainda membro do Conselho de Administração de várias companhias, tais
como Caraíba Metais, Sibra, Cadam, Usiminas Mecânica, Banco do Nordeste e
Eletrobrás.
Alan Carneiro (atualização)
FONTES: MINISTÉRIO
DA INTEGRAÇÃO NACIONAL / BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES); http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0905200118.htm (Acessado
em 26/02/2017);
http://fentac.org.br/noticia/wagner-bittencourt-assume-nova-secretaria#.WL8_61XyvIU
(Acessado em 26/02/2017); http://veja.abril.com.br/economia/wagner-bittencourt-e-nomeado-vice-presidente-do-bndes/
(Acessado em 26/02/2017);
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/06/06/temer-exonera-wagner-bittencourt-da-vice-presidencia-do-bndes.htm
(Acessado em 26/02/2017).