Rossieli Soares da Silva

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOARES, Rossieli da Silva
Nome Completo: Rossieli Soares da Silva

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

SOARES, Rossieli da Silva 

*min. Educ. 2018.

 

Rossieli Soares da Silva nasceu em Santiago (RS), no dia 9 de outubro de 1978. 

Bacharelou-se em direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2003. 

Em 2008, trabalhou por quatro meses como assessor jurídico na Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas, ingressando na sequência na Secretaria de Educação do mesmo estado. Na secretaria, atuou como diretor de planejamento e diretor de infraestrutura e assessoria estratégica até 2012. 

Em 2012, assumiu o cargo de secretário de Educação do estado do Amazonas. No período em exercícioimplantou o Programa de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas e o Professor da Era Digital, imbuído do objetivo de distribuir tablets para professores da rede estadual de ensino público. Observou a melhora dos resultados do Amazonas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), uma clássica prova de medição do ensino básico do mundo, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador formulado pelo próprio governo federal para avaliar a qualidade da rede pública de ensino no Brasil. Deixou a secretaria em 2016 

No mesmo ano, ingressou no Ministério da Educação (MEC) como secretário de Educação Básica e também passou a integrar o Conselho Nacional de Educação . No exercício do cargo, participou dos debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um conjunto de orientações destinadas a uniformizar a grade curricular de escolas das redes pública e privada em todo o país com relação aos domínios, habilidades e competências essenciais de cada fase da educação básica. Também participou da elaboração da Reforma do Ensino Médio homologada em 2017qual flexibilizou a organização curricular do segmento ao tornar uma parte da grade eletiva, à escolha dos estudantes, a partir do oferecimento de diferentes eixos formativosinclusive com opções densino técnico-profissionalizante.  

Ainda em 2017, concluiu mestrado profissional em gestão e avaliação da educação básica pena Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a defesa da dissertação intitulada Avaliação de desempenho docente: uma proposta para a rede estadual de ensino do Amazonas. 

Em abril de 2018, foi nomeado ministro do MEC pelo presidente Michel Temer por recomendação do então ministro da Educação, Mendonça Filho, que deixou o cargo com o propósito de concorrer a uma cadeira no Senado Federal pelo estado de Pernambuco.  

Durante a sua estada à frente do MEC, defendeu o ensino superior à distância como possibilidade de inclusão. Posicionou-se contra a proposta de Escola sem Partido”, como ficou conhecido o movimento que propunha-se a repreender tendências de ensino que promovessem concepções ou convicções político-partidárias para efeito de doutrinação ideológicaApresentou, no final de 2018, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica que indicavam que mais de 70% dos estudantes não alcançaram o nível básico de compreensão em língua portuguesa e matemática.  

Casou-se com Maglen Valau da Silva, com quem tem um filho, Artur Zacarias Valau da Silva. 


Carolina Cancio Pavaneli Moura 

 


https://novaescola.org.br/conteudo/11612/rossieli-soares-e-o-novo-ministro-da-educacao Último acesso em 13/06/2020Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9149359426550080 Último acesso em 11/06/2020; Galeria de Ministros do Ministério da Educação, disponível em:  

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados