SEVERINO PEREGRINO DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MONTENEGRO, Severino
Nome Completo: SEVERINO PEREGRINO DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MONTENEGRO, SEVERINO

MONTENEGRO, Severino

*magistrado; interv. PB 1945-1946.

 

Severino Peregrino de Albuquerque Montenegro nasceu em Alagoa Grande (PB) no dia 12 de outubro de 1889, filho de Antônio Peregrino de Albuquerque Montenegro e de Laurinda Laura de Miranda Henriques Montenegro.

Estudou no Colégio Diocesano e no atual Liceu João Pessoa, bacharelando-se em 1909 pela Faculdade de Direito de Recife. Em seguida montou um escritório de advocacia em sua cidade natal.

Deputado estadual de 1912 a 1915, exerceu também nesse período a presidência da Câmara Municipal de Alagoa Grande. De 1923 a 1929 foi prefeito dessa cidade.

Juiz de direito em Campina Grande (PB) e João Pessoa, era desembargador e presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba em 1945, quando ocorreu a deposição de Getúlio Vargas (29/10/1945) e, conseqüentemente, o fim do Estado Novo. Nessa condição, foi nomeado em novembro seguinte interventor federal no estado em substituição a Samuel Vital Duarte. Contando com um secretariado constituído apenas de representantes da União Democrática Nacional (UDN), suspendeu imediatamente a censura à imprensa, atitude que estava de acordo com o início do processo de redemocratização do país, colocando também em funcionamento o Hospital de Moléstias Contagiosas. Permaneceu no cargo até novembro de 1946, quando foi substituído por Odon Bezerra Cavalcanti.

Provedor da Santa Casa de Misericórdia, foi aposentado em 1959 por haver alcançado a idade-limite em suas funções judiciais. Professor de direito penal, foi fundador e diretor da Faculdade de Direito e do Hospital Napoleão Laureano e fiscal federal do Colégio Pio X, todas em João Pessoa. Foi ainda juiz e presidente ao Tribunal Regional Eleitoral.

Faleceu no dia 19 de outubro de 1965.

Era casado com Cilencina Nóbrega Montenegro, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTES: Almanaque da PB; Grande encic. Delta; MAIA, S. Crônicas; NÓBREGA, A. Chefes; PINTO, L. Fundamentos; POPPINO, R. Federal; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem (4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados