Ismael Perina Júnior

Ismael Perina Júnior

Entrevista realizada no contexto do projeto “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio”, desenvolvido entre setembro de 2011 e dezembro de 2012, com financiamento da presidência da Fundação Getulio Vargas. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e, eventualmente, servirá como fonte para a publicação de um livro.
Entrevista em texto disponível para download.

Tipo de entrevista: História de vida
Mário Grynszpan
Data: 7/8/2012
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Ismael Perina Júnior
Formação: Graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista (1980).
Atividade: Conselheiro da Cooperativa dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba (COPLANA); presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (SOCICANA) (2005-2011); Diretor Presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), desde de 2007. Diretor-Presidente da Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba(COOPECREDI); Diretor Administrativo da Cooperativa Central de Crédito Rural do Estado de São Paulo (SICOOB CENTRAL COCECRER); Membro dos conselhos dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (CONSECANA) e Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Membro da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Política econômica;
Produtor rural;

Entrevista: 07/08/2012

Arquivo 1: Origens familiares; a chegada de seus avós italianos nas colônias de café; a trajetória de seu pai; seus irmãos e a dinâmica profissional enquanto sócios; as experiências na fazenda durante a infância; a formação escolar; a decisão pelo curso de Agronomia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); as experiências durante a graduação; o trabalho na propriedade agrícola da família; a transição da cultura do café para a cana-de-açúcar nos anos 1930; os impactos das políticas econômicas na década de 1970; a questão do crédito rural; as aplicações do conhecimento acadêmico no próprio negócio; a produtividade no meio agrícola; as divergências com seu pai na gestão da fazenda; a cultura de amendoim e o estímulo aos produtores rurais; a entrada no cooperativismo; as políticas de pagamento sobre a cana-de-açúcar na década de 1980.
Arquivo 2: A medição do teor de sacarose para o pagamento das safras; a revolta dos trabalhadores rurais em Guariba; a assistência técnica oferecida aos produtores rurais; a participação em associações e cooperativas; a distinção entre as funções das associações e cooperativas; a participação de grupos do mercado financeiro na cooperativa de crédito; a gestão de seu negócio; a questão agrícola no Brasil; o papel importante na consolidação da cooperativa de produção; a certificação do amendoim para a exportação ao Mercado Comum Europeu; a expansão do negócio para novas áreas; reflexões sobre a questão trabalhista e ambiental no Brasil; a legislação brasileira analisada em perspectiva internacional; as relações entre os produtores rurais e as instituições governamentais.
Arquivo 3: A relação dos produtores rurais com os prefeitos; a agricultura no âmbito internacional; a questão sucessória dos negócios; a possibilidade de arrendamento de terras para usinas; perspectivas do agronegócio brasileiro.