Silke Weber

Entrevista

Silke Weber

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Audiovisual das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Thais Blank
Dirceu Salviano Marques Marroquim
Data: 26/2/2015
Local(ais):
Recife ; PE ; Brasil

Duração: 1h35min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Silke Weber
Formação: Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1958 – 1960); Especialização em Planificação da Educação no Institut de Recherches et de Formation em Vue Du Developpement (1963 – 1964); Mestre em Psicossociologie pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1964 – 1966); Doutora em Sociologia pela Université René Descartes (1968 – 1972); Concluiu seu Pós-Doutorado pela Universität Bremen (1983-1984).
Atividade: Coordenadora de equipe do Núcleo de Estudos Sobre o Ensino Superior da Universidade de Brasília (1999 – Atual); Professora Visitante da Universidade de São Paulo (1978); Integrante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1994 – Atual); Sócia da Sociedade Brasileira de Sociologia (1987 –Atual); Integrante da Comissão de Avaliação e de Verificação do Ministério da Educação (2014 – Atual); Presidente e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (1995 – 1998); Integrante da Secretaria de Educação e Esportes (1995 – 1998); Secretária de Estado da Educação na Secretaria de Educação de Pernambuco (1987 – 1990); Coordenadora da Câmara Temática Política Pública de Educação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (2007 – 2013); Consultora no Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (2004 – 2006); Membro de Comissões de Avaliação, de Estudos, e de Formulação de Propostas no Conselho Nacional de Educação (1996 – 2002); Avaliadora dos cursos e programas no CAPES (1975 – Atual); Integrante da Comissão de Integridade da Pesquisa no CNPq (2012 – Atual); Professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (2007 – Atual); Membro do Comitê Assessor no Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2012 - 2014).

Equipe


Transcrição: Gabriela Franco Duarte;

Conferência da transcrição: Dirceu Salviano Marques Marroquim ;

Técnico Gravação: Thais Blank; Ninna Carneiro;

Sumário: Debora Vieira;

Temas

Alemanha;
Atividade profissional;
Carreira acadêmica;
Congressos e conferências;
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
Educação;
Ensino fundamental;
Ensino superior;
Família;
Formação profissional;
França;
Golpe de 1964;
Greves;
Infância;
Intelectuais;
Juventude Universitária Católica;
Língua estrangeira;
Paulo Reglus Neves Freire ;
Pedagogia;
Pesquisa científica e tecnológica;
Psicologia;
Rio de Janeiro (estado);
Sociologia;
Universidade Federal de Pernambuco;
Viagens e visitas;

Sumário

Entrevista: 26 de fevereiro de 2015

Origens; história familiar; relação da família com a Alemanha e com a comunidade alemã em Recife; a perseguição aos alemães durante a Segunda Guerra Mundial; os colégios que frequentou; o ambiente intelectual dentro de casa; período que os pais moraram no Rio de Janeiro; a graduação em Pedagogia em 1958; interesse na área de Psicologia Social; adesão à JUC; aproximação com Paulo Freire; coordenação do projeto Praça de Cultura; o trabalho no Instituto de Ciências do Homem; o Movimento de Cultura Popular; a ida para a França; a experiência de trabalho em livraria e o contado com as literaturas francesas; a recepção do golpe miliar de 1964 na França; a volta para o Brasil; o doutorado; a questão da educação enquanto reprodução; criação de um grupo de pesquisa com pessoas de diferentes nacionalidades; as vantagens do domínio da língua francesa e alemã; diálogos dentro do ambiente universitário na Universidade Federal de Pernambuco; a importância dos comitês; os processos de institucionalização e pesquisas do CNPQ; a importância da relação entre Sociologia e Educação em sua vida acadêmica e profissional; experiência do pós-doutorado na Alemanha; volta da Alemanha e as greves e mobilizações de 1984; experiência na Secretaria da Educação; os avanços nos debates sobre educação pública.

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