Alexandre de Azevedo Silva

Alexandre de Azevedo Silva

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Oral do CNJ”, desenvolvido pelo CPDOC a partir de convênio e financiamento com a Escola de Direito da FGV, entre abril de 2009 e abril de 2011. O projeto visa, a princípio, apenas a criação de um banco de fontes orais.
Entrevista em texto disponível para download.

Christiane Jalles de Paula

Supremo Tribunal Federal;
Tocantins;

Entrevista: 24/09/2010

Origens familiares; a vida em Tocantis; a atuação na Justiça do Trabalho; a trajetória na advocacia; a experiência na advocacia cível; a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 10ª Região; a associação à Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Amatra); a atuação no gabinete da presidência da Secretária de Assuntos Extraordinários; o convite para integrar o gabinete; a atuação como secretário-geral, vice-presidente, e diretor da escola da Amatra; a magistratura trabalhista e a Justiça Federal; as prioridades no trabalho no Gabinete; o trabalho com o juiz Flávio Dino; a questão das estatísticas; o banco nacional de dados do Poder Judiciário; a criação do Justiça em Números; a dificuldades de extração de dados; a implementação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dentro do Supremo Tribunal Federal; a questão orçamentária da implementação do CNJ; a transformação do Conselho; experiências de comissões; a criação da comissão de juizados especiais e comissão de estatística; os debates internos entre magistrados e não magistrados; a discussões de temas internos; os objetivos da Constituição; os problemas da carreira de magistratura; o trabalho do CNJ junto ao Executivo na destinação de recursos para a área federal; o cargo de secretário-geral do CNJ e suas experiências; as vaidades do judiciário; a falta de institucionalização para o Conselho Nacional de Justiça ser consolidado; a visão política acerca do CNJ; considerações finais.