Ana Toni

Ana Toni

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 21/6/2011
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Ana Toni
Nascimento: 1/1/0001; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Bacharelado na FAAP em Comunicação;Bacharelado em Economia na Swansea;Mestrado em Relações Internacionais pela London School of Economics.
Atividade: Representante da Fundação Ford no Escritório do Rio de Janeiro. Diretora de país da ActionAid Internacional de 1999-2003. Foi coordenadora do núcleo político do Greenpeace Internacional e produtora de notícias no bureau londrino da TV Globo.

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Sociedade civil;
Suécia;

Sumário

A cidade natal São Paulo; a ida para a Suécia e o interesse pela área social; a graduação em Economia Social na Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres; o mestrado na London School of Economy na área de relações internacionais; o trabalho na TV Globo; o trabalho na ActionAid e na GreenPeace; a chegada na Fundação Ford como primeira representante brasileira; a chegada da Fundação Ford no Brasil e o foco na democratização brasileira; programas com foco em “accountability”; os investimentos nos Conselhos Municipais; o papel da mídia na transparência do governo; o trabalho de Liz Leeds antes da sua chegada na área de governança e sociedade civil; o processo de escolha dos projetos que serão financiados; os sucessos e fracassos dos projetos; a área de comunicação da Fundação após a posse de Luís Ubinhas; a relação entre o Program Officer, o representante e Nova York; os impactos no escritório do Brasil com a mudança do governo Obama; a relação com os outros escritórios da Fundação Ford; a decisão por apoiar Organizações Não Governamentais (ONGs); o papel da Fundação nos debates com baixa visibilidade na sociedade e no governo; a especificidade da Ford em relação às outras fundações privadas; os desafios e fragilidades que aparecem na contemporaneidade e a atuação para o enfrentamento de desigualdade estrutural; a escolha pela opção Amazônia; os impactos da Revolução Verde e do projeto Controle populacional; projetos e parceiros relevantes; o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).