Bruna Lucila de Góis dos Anjos

Bruna Lucila de Góis dos Anjos

Entrevista em texto disponível para download.

João Marcelo Ehlert Maia
Data: 6/4/2017
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Bruna Lucila de Góis dos Anjos
Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008; Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2011; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016.
Atividade: Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e Professora do Centro Educacional da Lagoa.

Técnico Gravação: Ninna Carneiro;

Sumário: Fabrício Almeida;

Ciências Sociais;
Congressos e conferências;
Ensino médio;
Ensino privado;
Ensino público;
Formação acadêmica;
Formação de professor;
Formação profissional;
Livro didático;
Vida cotidiana;

Entrevista: 06.04.2017

A formação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o trabalho no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); as experiências no curso de licenciatura; a rotina de trabalho em quatro escolas do Estado; o processo de preparação das aulas; a rotina da entrevistada; os recursos utilizados em sala de aula; as diferenças entre as redes pública e privada; os júri-simulados realizados nas aulas de Sociologia; a utilização de livros didáticos nas aulas; a leitura de textos complementares para a preparação das aulas; os espaços de trabalho em casa e na escola; a utilização de redes sociais com os alunos; as estratégias de correção de avaliações; os seminários de sociologia realizados pelos alunos da rede pública; percepções de alunos sobre a sociologia; a discussão de temas sensíveis em sala de aula; a formação enquanto pesquisadora; a pesquisa de mestrado em propostas curriculares estaduais; as ameaças ao ensino de sociologia com a reforma do Ensino Médio; reflexões sobre atividades que faria; as melhores e piores atividades na prática docente; o roteiro de síntese didática para as aulas; a participação em congressos de Sociologia; as estratégias de escrita para artigos; o trabalho com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); a questão dos turnos na escola.