Helena Maria Bomeny Garchet

Helena Maria Bomeny Garchet

Entrevista em texto disponível para download.

João Marcelo Ehlert Maia
Data: 2/9/2016
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Helena Maria Bomeny Garchet
Formação: Graduação em ciências sociais pela UFF (1973), mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (1980), Doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (1991)
Atividade: Professora Titular de Sociologia da UERJ e chefe de departamento de Sociologia da UERJ; Foi pesquisadora do CPDOC entre 1976 e 2012.

Levantamento de dados: João Marcelo Ehlert Maia;
Pesquisa e elaboração do roteiro: João Marcelo Ehlert Maia;

Técnico Gravação: Ninna Carneiro;

Sumário: Luanna Gentil ;

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil;
Ciências Sociais;
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj);
Pesquisa científica e tecnológica;
Produção intelectual;
Universidade Federal Fluminense;

Entrevista: 1/09/2016

O início da atividade profissional como cientista social; a graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF); o mestrado no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); orientação por Olavo Brasil Lima Junior; a relação com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC); o trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); a atuação com professora; a atuação como chefia de departamento; a rotina de planejamentos de aula; a relação com a leitura; os textos utilizados em aula; a utilização de mídias nas aulas; a experiência de aula mais gratificante; a experiência de aula mais decepcionante; a sua atuação como orientadora acadêmica; o surgimento das ideias para pesquisa; o funcionamento da pesquisa; o processo de escrita; conclusões e agradecimentos.