Jorge Estácio da Silva

Jorge Estácio da Silva

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg).
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 19/10/2007
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Jorge Estácio da Silva
Nascimento: 10/5/1938; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes; graduado em Contabilidade.
Atividade: Diretor vice-presidente da Bradesco Seguros.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Não há informação; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Fernando Lattman-Weltman;

Companhias de seguro;
Inflação;
Previdência privada;
Seguros;

Entrevista: 29.10.2007

Origem familiar; formação superior (em contabilidade e em economia); primeiros tempos na Atlântica Companhia Nacional de Seguros (a partir de 1960); a contabilidade das empresas de seguro; o mercado antes e depois da cobrança bancária; o impacto da inflação; a estatização do seguro de acidentes de trabalho (1966) e a criação do Recovat (seguro de "responsabilidade civil" dos proprietários de veículos automotores de via terrestre); a compra das ações da Atlântica; a regularização das comissões; a compra, pela Atlântica, da Boavista (1970); a aproximação com o Bradesco (1972); a associação e as suas dificuldades; a busca da liderança no mercado; a massificação do seguro através da rede bancária; os custos do foco no mercado nacional; especificidades do mercado internacional de seguros; oportunidades abertas pela estabilização da moeda (1994); a entrada da Prudential no mercado brasileiro; desafios da massificação sob inflação; o seguro de financiamento de habitações (pelo antigo Banco Nacional da Habitação, BNH) e a inflação; o seguro de saúde, antes e depois da gestão de José Serra no Ministério da Saúde (1998-2002); o seguro de saúde empresarial; a venda nas agências bancárias e os corretores; os primeiros tempos da Atlântica-Boavista, as relações com Mário Petrelli e Abrahão Garfinkel; a implantação da previdência privada e o papel de Nilton Molina; a trajetória da capitalização; a força política dos corretores; caráter inovador da atuação bancária no mercado de seguros brasileiro; os problemas da venda nas agências; saída do Bradesco (2004); experiência atual na Prudential; especificidades dos seguros customizados; status e titulação dos vendedores da Prudential; controles e compliance; inovações da cultura empresarial internacional; passagem pelo Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro (1995-1998); parcerias com o governo do Estado do Rio de Janeiro; atuação junto à Assembléia Legislativa do Estado; junto ao Poder Judiciário; apoio aos serviços de perícia; a reforma do Detran-RJ e a implantação das vistorias anuais de automóveis; a criação da Confederação; mudanças na estrutura de representação dos interesses do seguro; mudanças no perfil e nas funções dos sindicatos do setor; o projeto do centro internacional de resseguros do Rio de Janeiro; otimismo com relação às perspectivas do mercado de seguros no Brasil.