Márcio Mitsuo Minamiguchi

Márcio Mitsuo Minamiguchi

Entrevista em texto disponível para download.

João Marcelo Ehlert Maia
Data: 19/6/2017
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Márcio Mitsuo Minamiguchi
Formação: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008; mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas em 2011.
Atividade: Pesquisador em informações geográficas e estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sumário: Renê Bastos;

Carreira acadêmica;
Ciências Sociais;
Demografia;
Estatística;
Fundação Getulio Vargas;
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
Metodologia de pesquisa;
Universidade de São Paulo;
Universidade Federal de Minas Gerais;

Entrevista: 19/06/2017

Ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP) entre 2004 e 2008; interesse por pesquisa social e indicadores sociais; trabalhava com os tios em um depósito de plantas durante a graduação e não fez estágio; identificação com as disciplinas de métodos de pesquisa; início do mestrado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) em 2009; dissertação sobre transição demográfica; alguns trabalhos de freelancer durante o mestrado com base de dados e com relatórios de vulnerabilidade socioambiental; em 2012 doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (DECEPLAR) em demografia; em 2014 começou trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a gerencia de demografia; a vida acadêmica e a vida profissional; pesquisa sobre comportamento da fecundidade e mortalidade no IBGE; processo de escrita da tese; satisfação com a carreira; trabalhou com consultoria na Fundação Getulio Vargas (FGV Opinião); identifica-se como sociólogo demógrafo.