Minas Mardirossian

Minas Mardirossian

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação na área de vendas da Sul América e à frente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro. O objetivo desta entrevista foi o resgate da história do mercado de seguros no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 9/7/2007
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Minas Mardirossian
Nascimento: 8/1/1938; --; --; Bélgica;

Formação: Direito e Administração de Empresas.
Atividade: Um dos fundadores e presidente de honra do Clube de Vida em Grupo (CVG) do Espírito Santo; presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro;diretor da SulAmérica.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;

Sindicatos de trabalhadores;
Sul América Seguros;

Entrevista: 16.07.2007

Origem familiar; educação básica e formação superior (em direito e administração de empresas); início das atividades no mercado de seguro: estágio na SulAmérica Life Insurance Company (1957); seguros de vida e seguros de vida em grupo; saída e retorno da SulAmérica; passagem pela Companhia Columbia de Seguros; participação dos sindicatos nos seguros de vida em grupo; o Clube de Vida em Grupo (década de 1970); os "angariadores"; o controle do setor; diretor e presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro; o roubo de veículos no Rio de Janeiro; o trabalho junto à Secretaria de Segurança do Estado; apoio material dado pelas seguradoras ao Estado; trabalho de divulgação da perspectiva do seguro frente à sociedade; os fóruns jurídicos; o Poder Judiciário e o seguro; formação do custo do seguro; problemas de imagem e de auto-divulgação do mercado de seguros; falta de informação sobre os impactos positivos da atividade seguradora; números do mercado na década de 2000; imagem do seguro na mídia; crise da década de 1960; excesso de preocupação do mercado com o crescimento e a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB); mudança de mentalidade das entidades do mercado de seguros; o "Balanço Social" da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, Fenaseg; o que o mercado de seguros recebe e devolve à sociedade; aperfeiçoamento do contrato de seguro; evolução do seguro de vida em grupo; evolução geral do mercado de seguros; o caso da plataforma P-36 da Petrobrás (2001); papel do corretor na formação da imagem do setor; mudanças na SulAmérica, ao longo de sua história; a operação triangular entre o Bradesco, a SulAmérica e a Atlântica-Boavista (1972); o fim da parceria (1983); problemas do seguro de saúde individual; custos da medicina atual; articulação política do setor de seguros com o governo; deficiências na relação com a sociedade; a relação entre corretores e seguradoras; passagem pelo Instituto de Resseguros do Brasil, IRB; formação dos novos profissionais do setor; formação em seguros para outros profissionais; a formação de pessoal na SulAmérica dos anos 1970 e 1980; importância do seguro para o cidadão comum; o peso das fraudes.