Roberto Antonio Busato

Roberto Antonio Busato

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Oral do CNJ”, desenvolvido pelo CPDOC a partir de convênio e financiamento com a Escola de Direito da FGV, entre abril de 2009 e abril de 2011. O projeto visa, a princípio, apenas a criação de um banco de fontes orais.
Entrevista em texto disponível para download.

Christiane Jalles de Paula
João Marcelo Ehlert Maia
Tânia Abrão Rangel
Data: 23/9/2010
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Roberto Antonio Busato
Nascimento: 9/7/1954; Caçador; SC; Brasil;

Formação: Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1977)
Atividade: Presidente da OAB entre 2004 e 2007. Membro da primeira turma do CNJ. Exerceu diversos cargos nas seções regional e nacional da OAB.

Levantamento de dados: João Marcelo Ehlert Maia;
Pesquisa e elaboração do roteiro: João Marcelo Ehlert Maia;

Transcrição: Julia Ribeiro Aguiar ;

Conferência da transcrição: João Marcelo Ehlert Maia;

Técnico Gravação: Bernardo de Paola Bortolotti Faria; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Luanna Gentil ;

Atividade profissional;
Comunicação de massa;
Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
Ministério da Justiça;
Nelson Jobim;
Ordem dos Advogados do Brasil;
Poder judiciário;
Reforma judiciária;

Entrevista: 23.09.2010

O associativismo profissional; a formação na Universidade Estadual de Ponta Grossa; a atuação no Conselho Federal; as disputas políticas internas; o tema a reforma do judiciário; os temas discutidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); as discussões acerca do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o suporte dado pela OAB no momento da constituinte; a tramitação dos debates da reforma do judiciário na Câmara; o trabalho de articulação interna do ministro Nelson Jobim; os diferentes projetos de reforma jurídica; a fase de aprovação da emenda.; a comunicação da OAB com o Ministério da Justiça; a comissão legislativa da OAB; a estrutura da OAB; o processo de indicação de conselheiros após a emenda; as sessões dentro do CNJ; os problemas de comportamento dentro do Judiciário brasileiro; a criação interna de comunicação; a emenda 45; a CNJ e a ligação com figuras; a amizade com Nelson Jobim; conclusões e agradecimentos.