Zilda Knoploch

Entrevista

Zilda Knoploch

Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
João Marcelo Ehlert Maia
Data: 8/2/2019
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h12min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Zilda Knoploch
Formação: Graduação em Ciências Sociais pela UFRJ em 1971 e Mestrado no Museu Nacional/ UFRJ (1975).
Atividade: Diretora da empresa Enfoque Pesquisa de Marketing e CEO da empresa ARION Inovação e Inteligência.

Equipe


Técnico Gravação: João Marcelo Ehlert Maia;

Sumário: Renê Bastos;

Temas

Antropologia;
Carreira acadêmica;
Ciências Sociais;
Empresas privadas;
Estatística;
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada;
Ministério do Planejamento;
Pós - graduação;
Rio de Janeiro (cidade);
Roberto da Matta ;
São Paulo;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Sumário

Entrevista: 08/02/2019

Graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Antropologia no Museu Nacional orientada por Roberto DaMatta que finalizou em 1975; ajuda do professor Ogg Leni, professor de Economia; estágio no Ministério de Planejamento; estágio no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); interesse de desenvolver uma tese em comunicação aplicada a negócios com pegada antropológica; efetivada como analista e fez pesquisas de campo na área da Organização Internacional do Trabalho (OIT); professora visitante na graduação e mestrado em Administração do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da UFRJ; carreira em empresa privada; trabalho na Mesbla; atuar na área de recursos humanos no Grupo Tristão, maior exportadora de café do mundo; diretora de uma operação na Gilette; trabalhou na Escola Superior de Propaganda e Marketing, para montar uma pós-graduação; abriu empresa para fazer pesquisas para outras empresas; montagem da Enfoque Pesquisa; atuação da empresa; contratação de funcionários; criação de questionário para as pesquisas; prazo de entrega da pesquisa; abriu escritório em São Paulo; produção do relatório e a tecnologia; gosto pelo quantitativa; mudanças com o avanço tecnológico; adesão ao home office, menos a administração; desde 1995 frequenta congressos, como o European Society for Marketing Research (ESOMAR); já apresentou um paper em um desses congressos em 2001; identifica-se como cientista social; etnografia para entender o uso de xampu para a marca Loreal e uso de tênis da marca Redley; vontade de fazer doutorado para compreender a questão nova de relação virtual; foi professora no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); perspectiva do mundo acadêmico brasileiro e internacional; contrastes do mundo acadêmico e das empresas; leituras no tempo vago; uso de redes socias – Facebook e Twitter – para uso pessoal e Linkedin para profissional; a rotina de trabalho no home office; a importância do estágio para a vida profissional de graduandos.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados