Apresentação Possibilidades de consulta Minha pasta de pesquisa - (botão "Guardar na pasta") Minhas colaborações
Accessus é uma base de dados constituída com o objetivo de propiciar um acesso mais rápido e eficiente às informações existentes no acervo documental do CPDOC. Composto de manuscritos, impressos, fotos, discos, filmes e fitas, esse acervo está estimado em um milhão e trezentos mil documentos, dos quais cerca de um milhão encontram-se referenciados na base Accessus.
O usuário poderá fazer suas buscas pelo tipo dos documentos (textual, audiovisual, livros...), por assunto, título, autor e data de produção. Será retornada uma descrição detalhada dos documentos solicitados, com a possibilidade de visualização de todas as fotos do acervo – aproximadamente, 80.000 unidades - e dos documentos textuais dos arquivos que já foram digitalizados, tais como de Anísio Teixeira, Antonio Azeredo da Silveira, Ernani do Amaral Peixoto, Ernesto Geisel, Fernando Setembrino de Carvalho, Getulio Vargas, João Goulart, Juarez Távora, Luiz Felipe Lampreia e Paulo Nogueira Batista, além da coleção de folhetos da Igreja Positivista do Brasil e da Revista Cultura Política, editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP–, entre 1941 e 1945.
Ao cotejar as descrições dos documentos, o usuário da base Accessus certamente perceberá diferenças de procedimentos na organização dos diferentes fundos ou arquivos. Ocorre que esse trabalho de organização foi feito ao longo de quase quatro décadas - tempo de existência do CPDOC -, e nesse período os métodos evoluíram. Da descrição individual dos documentos, por exemplo, adotada quando o acervo começava a se formar, passou-se à descrição de "dossiês", conjuntos de documentos referentes a assuntos ou períodos determinados.
Boa pesquisa!
Estão liberados para consulta todos os arquivos organizados. A síntese do conteúdo desses arquivos, com a especificação dos tipos de documentos que os integram, poderá ser conhecida consultando-se o Guia dos Arquivos.
Escolhendo arquivos - o campo Escolha 1 ou mais arquivos serve para que o usuário informe em quais arquivos deseja que seja feita a busca. Para assinalar mais de um arquivo, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique com o mouse nos nomes dos arquivos desejados.
Escolhendo o tipo de documento - o campo Escolha o tipo de documento serve para que o usuário informe em que tipo de documento (textual, audiovisual, livro...) deseja que seja feita a busca. Aqui as opções são: em todos os tipos ou em um tipo específico. Imediatamente após é apresentada ao usuário a tela correspondente ao tipo escolhido, onde são definidos os parâmetros da busca.
A escolha simultânea de Todos os arquivos e Todos os tipos de documento não é permitida. O usuário tem 2 opções: Selecionar Todos os arquivos e 1 tipo de documento OU Todos os tipos de documento e 1 ou mais arquivos.
Ajuda - em todas as telas onde são definidos os parâmetros da busca existe o botão Saiba mais. Por meio dele o usuário tem acesso às informações necessárias ao correto preenchimento dos campos daquela tela e obtém esclarecimentos acerca dos resultados que deve esperar. Não deixe de consultá-lo.
Trata-se de uma importante ferramenta que permite ao usuário ir selecionando as referências dos documentos de seu interesse e, no caso dos documentos dos arquivos pessoais, solicitar reprodução dos mesmos. Ao final da pesquisa o usuário poderá remeter, automaticamente, a relação das referências ao CPDOC para ser informado das condições de obtenção de reproduções, preços, formas e custos de remessa. Na barra de menu, clique na opção Minhas Pesquisas para:
As pastas são pessoais e somente o usuário que a criou tem autorização para ver o seu conteúdo.
As pastas são mantidas no sistema por 6 meses. Após esse prazo são excluídas.
Com a ferramenta Colabore! você poderá ajudar o CPDOC a melhorar a qualidade das informações disponíveis nas buscas Simples e Avançada, enviando correções e/ou novas informações pertinentes a determinado item documental.
Por exemplo: se durante a sua consulta aos arquivos você vir uma fotografia na qual aparecem pessoas não identificadas e você for capaz de identificá-las, colabore!. Se você identificar que uma data ou um nome estão errados em determinada descrição documental, colabore!.
Após encaminhar suas colaborações você poderá acompanhar o seu andamento consultando o campo Situação da pasta Minhas colaborações. Concluída a análise, você receberá um e-mail informando o resultado.
Colabore sempre, mas não se esqueça de fornecer sua fonte, pois só após confirmarmos a exatidão da informação poderemos incorporá-la.
Este recurso não deve ser utilizado para solicitar informações nem para enviar sugestões e críticas. Para esses casos, utilize o Fale conosco. Mensagens que não se enquadrarem nos objetivos acima descritos não terão prosseguimento.