Correspondência entre Lysâneas Maciel e membros do Conselho Mundial de Igrejas por ocasião da cassação de seu mandato de deputado federal e da suspensão de seus direitos políticos, com base no AI-5, a...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: LM cmi 1976.04.02
Série: cmi - Conselho Mundial de Igrejas

Data de produção: 02/04/1976 a 27/06/1979 (Data certa)

Quantidade de documentos: 36 (106 folhas)
 

Arquivo:

Resumo:

Correspondência entre Lysâneas Maciel e membros do Conselho Mundial de Igrejas por ocasião da cassação de seu mandato de deputado federal e da suspensão de seus direitos políticos, com base no AI-5, após ter pronunciado discurso contra cassação dos deputados gaúchos Nadir Rosseti e Amary Müller. Inclui carta circular do diretor do "Comissien on Inter-Church Aid, Refuges and World Service" do Conselho Mundial de Igrejas,a membros de diversas igrejas; cartas de solidariedade a Lysâneas Maciel e cartas de Lysâneas agradecendo a solidariedade e comunicando ter aceito sua indicação para Comissão e vice-moderador do CICARWS. Inclui ainda cópia de telegramas enviados pelos membros do Conselho ao presidente do Brasil, Ernesto Geisel, e ao Embaixador do Brasil, na Suiça, protestando contra a cassação de Lysâneas.

Notas:

Em anexo 12 documentos de período anterior à sua cassação, incluindo carta de membro do Conselho abordando questões relativas à Direitos Humanos, cópias de artigos do "Ecumenical Press Servia" entre outros.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados