ANTONIO BRUZZI DE MENDONCA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MENDONÇA, Bruzzi de
Nome Completo: ANTONIO BRUZZI DE MENDONCA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MENDONÇA, BRUZZI DE

MENDONÇA, Bruzzi de

*dep. fed. DF 1955-1959.

 

Antônio Bruzzi de Mendonça nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 30 de setembro de 1923, filho de Antônio Mendonça e de Gisélia Bruzzi Mendonça.

Formado em direito em sua cidade natal, iniciou sua vida política como membro da Liga de Emancipação Nacional (LEN), organização fundada em 1954 com o objetivo de defender as liberdades democráticas e o desenvolvimento econômico autônomo do Brasil.

No pleito de outubro de 1954, após uma campanha-relâmpago de apenas 30 dias, foi eleito deputado federal pelo Distrito Federal na legenda do Partido Republicano Trabalhista (PRT), obtendo uma das três maiores votações na capital da República. Segundo Ronald Chilcote, esse resultado se deveu em grande parte ao apoio que teria recebido do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Assumindo o mandato em fevereiro de 1955, a partir do mês seguinte tornou-se líder do PRT na Câmara Federal.

Em 1957 abdicou publicamente dos princípios que o aproximavam do PCB, tecendo críticas ao XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e à doutrina político-ideológica implementada por essa nação, e perdendo, dessa forma, o apoio dos comunistas. Assim, em outubro de 1958, tentou reeleger-se com o apoio da Aliança Democrática Nacionalista, constituída por seu partido, o PRT, o Partido Social Democrático (PSD), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Republicano (PR), o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e o Partido Libertador (PL), mas obteve apenas uma suplência, tendo sido o candidato menos votado da legenda. Em janeiro de 1959 concluiu seu mandato na Câmara.

Após deixar o mandato legislativo federal, trabalhou como procurador federal.

Faleceu no Rio de Janeiro, em agosto de 1977.

Era casado com Zina Ida de Mendonça, com quem teve dois filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CHILCOTE, R. Brazilian; Imprensa Popular (26/6/57); INF. FAM.; LIGA DE EMANCIPAÇÃO NAC. Maquis; NÉRI, S. 16; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados