* jornalista; dep. fed. SP 2019-
Joice Cristina Hasselmann nasceu em Ponta Grossa (PR) no dia 29 de Janeiro de 1978, filha de Clemente Bejuska, caminhoneiro, e de Terezinha Miketen, padeira.
Iniciou o curso de graduação em jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e concluiu o curso pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), sediado no mesmo município.
Entre 2006 e 2012, foi diretora de jornalismo e âncora do jornal matutino da BandNews FM de Curitiba, diretora de jornalismo da Rede Estadual de Rádios da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e correspondente do jornal O Globo na região. Em 2014, tornou-se apresentadora do projeto TV VEJA, da revista Veja.
Foi punida pelo Comitê de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) em 2015, após identificação de uma série de plágios em reportagens veiculadas pelo seu blog. No ano seguinte, criou um canal na plataforma Youtube e uma página na rede social Facebook. Autodeclarada conservadora, tornou-se umas das vozes da direita no país, com grande audiência em redes sociais. Seus discursos referiam-se principalmente ao combate à corrupção e à proteção da família, além de marcar posição contra o feminismo.
Ainda em 2016, participou, como uma das convidadas, da votação do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, assim como participou também da comissão especial criada no propósito de analisar o projeto de lei n. 4.850 do mesmo ano, que ficou conhecido pela alcunha de “10 Medidas contra a corrupção”.
Foi contratada em 2017 pela emissora de rádio Jovem Pan para ser âncora do programa Os Pingos nos Is. Posteriormente, em 2018, produziu e protagonizou a websérie Pensando Juntos.
Disputou as eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados na legenda do Partido Social Liberal (PSL). Recebeu 1.078.666 votos e conseguiu a vaga.
No exercício do mandato, participou de uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, na qual denunciou o que seria chamado de“milícia virtual”, uma rede de ataques orquestrados pelas redes sociais que teria entre seus mandantes um grande número de assessores de parlamentares de direita, além dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. Antes disso, foi líder do PSL e integrou comissões permanentes e especiais. Foi titular da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), da Secretaria da Mulher, da Comissão de Finanças e Tributação. Foi ainda titular da Comissão Especial da Reforma da Previdência e da Comissão Especial sobre prisão em 2ª instância.
Como jornalista, ganhou diversas distinções, entre as quais o Prêmio Ocepar de Jornalismo e o Prêmio Nacional MAPA de Jornalismo.
Publicou os livros Sérgio Moro: a história do homem por trás da operação que mudou o Brasil, de 2016, e Delatores: a ascensão e a queda dos investigados na Lava Jato, de 2017.
Portal Consultor Jurídico. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/jecrim-sp-absolve-joice-hasselmann.pdf Acessado em 04/06/2020. Portal Gazeta do Povo. Disponível em: https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/candidatos/sp/deputado-federal/joice-hasselmann-1771/ Acessado em 04/06/2020.
Portal do Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/04/cpmi-das-fake-news-e-instalada-no-congresso Acessado em 11/05/2020.