Luiz Eduardo Carneiro Silva de Souza Lima nasceu no município do Rio de Janeiro (RJ) no dia 10 de dezembro de 1977, filho de Luiz Eduardo Pereira de Souza Lima e Vitória Régia Carneiro da Silva. Seu avô paterno, Álvaro Pereira de Souza Lima, foi ministro de Viação e Obras Públicas no segundo governo Vargas.
Começou a treinar ainda criança no Grajaú Tênis Clube e no América Football Clube. Em 1986, transferiu-se para o Fluminense Football Club, onde se especializou em provas de média e longas distâncias. Conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, em 1995. Quatro anos depois, nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, ganhou uma medalha de prata e outra de ouro.
Em 2008, criou uma travessia em mar aberto entre as praias cariocas do Leme e do Pontal, distantes cerca de 35 quilômetros entre si. A travessia ficou conhecida como Leme-Pontal, entrou para o calendário da natação brasileira, passou a ser transmitida em rede aberta de televisão e lhe rendeu o apelido de “Rei do Mar”. A partir de então, passou a organizar diversos eventos esportivos relacionados à natação em vários estados.
A convite do então ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, assumiu em junho de 2016 a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (Snear). Deixou o posto após um ano, durante uma disputa entre a Secretaria e o Comitê Olímpico Brasileiro pelos recursos públicos destinados às confederações esportivas.
Em 2018, se candidatou a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro nos quadros do Partido Social Liberal (PSL). Durante a campanha, encampou uma plataforma política baseada no esporte como meio de integração social. Recebeu 115.119 votos e se elegeu.
No exercício do mandato, integrou comissões permanentes e especiais. No primeiro caso, foi titular da Comissão de Cultura e da Comissão de Esportes. Quanto às comissões especiais, foi titular da Comissão Especial de Orçamento Impositivo, da Comissão Especial do Fundo de Desenvolvimento do Norte Fluminense; da Comissão Especial sobre Startups; e da Comissão Especial sobre Despesas das Instituições Federais de Ensino.
Casou-se com Milene Comini, e teve uma filha.
Raul Pires de Aragão e Melo Neto