Túlio Gadêlha Sales de Melo nasceu em Recife no dia 12 de novembro de 1987, filho de Nádia Cristina Gadêlha Sales de Melo e Ricardo Cabral Sales de Melo, ambos funcionários públicos.
Iniciou sua vida política em 2006, quando se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Formou-se em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no ano de 2009.
Em 2012, foi candidato ao cargo de vereador da capital pernambucana pelo PDT, porém não atingiu o coeficiente eleitoral exigido. Concorreu pelo mesmo partido à uma vaga na Câmara dos Deputados durante as eleições de 2014 e, não se elegeu.
Entrou para o serviço público em 2015, quando exerceu a presidência da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Em 2017, dirigiu o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE). No mesmo ano, repercutiu na imprensa quando passou a namorar a apresentadora de televisão Fátima Bernardes.
Disputou o cargo de deputado federal nas eleições de 2018 pelo PDT. Recebeu 75.642 e se elegeu para a 56ª Legislatura (2019-2023).
Na Câmara dos Deputados foi vice-líder da minoria. Atuou como segundo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Foi também titular da Comissão de Cultura (CCULT); titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP); titular da Comissão Especial do Marco do Saneamento Básico; da Comissão Especial PLP 146/19 - STARTUPS: e da comissão externa do Ministério da Educação (MEC).
Felipe César Santiago de Souza (colaboração)