UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT)
Nome Completo: UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES (UGT)

 

 

Central sindical criada em congresso realizado em São Paulo entre 19 e 21 de julho de 2007, a partir da fusão entre a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), a Social Democracia Sindical (SDS), a Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) e sindicatos egressos da Força Sindical (FS) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de sindicatos não filiados a centrais.

A UGT foi mais uma das centrais sindicais criadas no processo de reordenamento sindical que marcou os anos 2000. Segundo dados fornecidos pelo site da entidade, seu congresso de fundação contou com a participação de cerca de 3.400 delegados, que representavam 623 entidades sindicais e cerca de cinco milhões de trabalhadores. Estiveram também presentes 48 delegações internacionais. Na ocasião foi eleita a primeira executiva nacional com um mandato de quatro anos, tendo como presidente o sindicalista Ricardo Patah.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), em 2008 a UGT tinha a quarta posição entre as centrais, reunindo 10,57% das entidades sindicais do país. Em 2009, dois anos após sua fundação, a central contava com 815 entidades sindicais filiadas, entre sindicatos, federações e confederações de trabalhadores dos mais diversos setores.

Entre suas bandeiras de luta figuram a defesa do emprego e do trabalho decente, da democracia, da ética, da justiça social, da liberdade e da autonomia sindicais, da organização nos locais de trabalho, da redução da jornada de trabalho, da ação sindical global, do meio ambiente, da organização dos trabalhadores informais, das reformas política, agrária, urbana, tributária e previdenciária, além do combate ao neoliberalismo e às discriminações e assédios nos locais de trabalho.

 

FONTES: Revista Teoria e Debate, Nº 74, Fundação Perseu Abramo: SP, 2007; http://www.ugt.org.br/ acessado em 07/11/2009; http://www.mte.gov.br/ acessado em 07/11/2009.

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados