Luiz Antônio Pinazza

Luiz Antônio Pinazza

Entrevista realizada no contexto do projeto “Trajetória e pensamento das elites do agronegócio”, desenvolvido entre setembro de 2011 e dezembro de 2012, com financiamento da presidência da Fundação Getulio Vargas. O projeto tem como objetivos a constituição de um banco de depoimentos (registrados em áudio e vídeo), que deverá ser disponibilizado na internet e, eventualmente, servirá como fonte para a publicação de um livro. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Mário Grynszpan
Ana Carolina Bichoffe
Data: 15/10/2012
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Luiz Antônio Pinazza
Formação: Engenheiro agrônomo formado em 1975 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-USP; Mestrado em Economia Rural pela mesma escola e treinamento de Agribusiness em Harvard.
Atividade: É diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) desde 2003 e editor da revista Agroanalysis/FGV; trabalhou durante 08 anos no Banco do Estado de São Paulo; atuou com o cargo de Gerência e Diretoria na Agroceres durante 15 anos; professor do curso de MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio, da Fundação Getúlio Vargas (FVG/SP); diretor executivo da Associação Brasileira de Agrobusiness, membro do conselho da empresa de consultoria Correnteza Gestão e Investimentos Rurais, conselheiro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (Ccas) e presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; autor, com Ney Bittencourt de Araújo, do livro Agricultura na Virada do Século XX – Visão de Agrobusiness (Globo, 1993) e organizador de Reestruturação no Agrobusiness Brasileiro (FGV, 1999), com Regis Alimandro.

Transcrição: Liris Ramos de Souza;

Conferência da transcrição: Ana Carolina Bichoffe;

Técnico Gravação: Ignorado; Ítalo Rocha Viana;

Sumário: Luanna Gentil ;

Agricultura;
Agroindústria;
Atividade acadêmica;
Atividade profissional;
Banespa;
Cultura;
Economia;
Ensino secundário;
Ensino superior;
Família;
Infância;
Legislação trabalhista;
Magistério;
Pós - graduação;
Turismo;

Entrevista: 15/10/2012

Origens familiares; infância em Piracicaba; a ligação familiar com agricultura; trajetória escolar; a trajetória acadêmica; a formação em Economia; a pós-graduação em Economia Rural; o mestrado; a atuação no Banco do Estado de São Paulo; a construção do jornal Banespa Agropecuário; o trabalho na Companhia Paulista de Fertilizantes Copas; a atuação como professor no MBA de Agronegócio; a assessoria no congresso nos anos 198; a participação da criação da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag) ; o congresso da Abag; a atuação na Agroanalysis; que a Agroanalysis como formadora de opinião; a mudança no perfil dos estudantes no curso de Agronegócio; a questão da preservação; as mudanças na Abag; as possibilidades de expansão do agronegócio do Brasil; a questão da legislação trabalhista no agronegócio; a dificuldade da relação cultural com o turismo rural; a agricultura tropical no Brasil; o trabalho de conscientização do produtor; o futuro o espaço da agricultura no Brasil; as adaptações dos cursos universitários; considerações finais.