Raimundo Batista dos Santos Junior

Raimundo Batista dos Santos Junior

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 6/7/2017
Teresina ; PI ; Brasil

Nome completo: Raimundo Batista dos Santos Junior
Formação: Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1988); mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2001); doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Atividade: Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí.

Transcrição: Elisa de Magalhães e Guimarães;

Técnico Gravação: João Paulo Pugin Silva;

Sumário: João Paulo Pugin Silva;

Anos 1980;
Anos 1990;
Ciências Sociais;
Ensino superior;
Família;
Globalização;
Literatura;
Obras de referência;
Pesquisa científica e tecnológica;
Piauí;
Pobreza;
Pós - graduação;
Relações internacionais;
Universidade Estadual de Campinas;
Universidade Estadual do Piauí;

Entrevista: 06/07/2017

Origens familiares no interior do Piauí. Graduação em Ciências Sociais e interesse pelo curso. Literatura no curso de Ciências Sociais. Infraestrutura da UFPI nos anos 1980. Atuação na pesquisa no CEPAQ. Atividades docentes na UESPI. Ingresso como professor na UFPI. Mestrado em Relações Internacionais na Unicamp. Expansão dos estudos em Relações Internacionais nos anos 1990. Interesse nos estudos de globalização. Pesquisas sobre pobreza. Criação do programa de pós-graduação na UFPI. Dificuldades na permanência dos professores no início do curso. Diferenças entre atividades na infraestrutura UFPI e na Unicamp. Colaboração na criação de outros programas de pós-graduação. Pesquisas atuais sobre desenvolvimento e pobreza. Obra marcante para a carreira.