Osmar Bertacini

Osmar Bertacini

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate a história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 18/10/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Osmar Bertacini
Nascimento: 16/7/1942; Palestina; SP; Brasil;

Formação: Direito.
Atividade: Fundador e presidente da Humana Seguros. Presidente do CVG-SP. Presidente da Aconseg paulista.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Mirna Aragão de Medeiros;

Companhias de seguro;
Direito;
Economia;
Ética;
Fundação Escola Nacional de Seguros;
Mercado;
Previdência privada;
São Paulo;
Seguros;
Transportes;

Entrevista: 18.10.2006
Informações pessoais; ingresso no curso de direito da Universidade de Guarulhos e o início da carreira na área de seguros (1961) na Companhia Internacional de Seguros: experiência na Internacional e a venda da companhia (1980); sociedade na Libra Seguros (1981); criação da Humana Seguros Pessoais (1991); o mercado de seguros ontem e hoje: ausência dos técnicos de seguro, aumento quantitativo do seguro de automóvel, a diferença entre os planos de previdência privada e o seguro de vida; necessidade de divulgação na mídia da instituição do seguro; estagnação do mercado de seguro relacionado com a instabilidade da economia brasileira; os bancos enquanto seguradoras: entrada das seguradoras internacionais; a empresa Humana: ligação entre os corretores e as seguradoras, representação da Mapfre, nova área de atuação em seguros patrimoniais (2001); criação da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros (Aconseg) de São Paulo (2004), comparação com a Aconseg - RJ; falta de preparo dos profissionais da área de seguro: Certificação Técnica (Superintendência de Seguros Privados- SUSEP) - exigência de curso técnico para a área (2006), erros cometidos no ato da venda do seguro; necessidade de aumentar o número de seguros de vida: redução do IOF, o papel das assessorias: redução de custos para as seguradoras, atuação do entrevistado como presidente da Aconseg-SP, a terceirização, a produção do corretor; a importância da regulamentação das assessorias perante a SUSEP e da criação do Código de Ética; habilitação de corretor pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG); formação do entrevistado como corretor: a prática, curso para formação de corretor de seguros (1984) na FUNENSEG; as mudanças ao longo dos 35 anos da FUNENSEG: o curso de formação de corretor, o aumento da participação feminina; ausência de técnica: corretor "automovero" - venda de seguros de automóveis e a falta de interesse em vender seguro de vida; crítica a falta de cursos de especialização na área de seguros; comentário sobre o baixo número de corretores habilitados pela FUNENSEG; experiência do entrevistado enquanto professor da FUNENSEG; o trabalho do Clube de Vida em Grupo (CVG); presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) de São Paulo (1993 a 1997); peculiaridades do seguro de vida; o acidente da Gol Linhas Aéreas (2006); necessidade de aumentar a credibilidade do mercado de seguro.