Histórico

Fundada há mais de meio século e desde então em atividade permanente e ininterrupta, a Associação de Assistência ao Adolescente vem promovendo a formação de estudantes, concedendo-lhes benefícios que possibilitem a realização de seus ideais acadêmicos; preparando esses jovens para uma vida melhor e mais fecunda de ajuda ao próximo e ao país.

Tudo começou quando em janeiro de 1945, um menino de 12 anos de idade desejando dar prosseguimento aos estudos, deparou-se com a impossibilidade de realizar o seu ideal. Como pagar mensalidades escolares, alimentação, material escolar, uniforme e condução?

Foi quando a assistente social Maria Josephina Rabello Albano, emocionada com as cartas desse jovem, empenhou-se ardentemente em ajudá-lo. Lembrou-se de um amigo americano recém chegado ao Brasil que manifestara interesse em colaborar na ajuda a estudantes brasileiros - Mr. Leslie Gage Weldon.

Josephina e Mr.Weldon buscaram então outras pessoas que quisessem ajudar estudantes carentes; e com o apoio e a colaboração de amigos lançaram os primeiros alicerces da Associação de Assistência ao Adolescente, então fundada em 20 de setembro de 1950.

" Dá-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo"
Esta frase de Arquimedes tornou-se o lema da nossa Associação.

Desde então, a Associação de Assistência ao Adolescente, mesmo com as suas diversas diretorias tendo passado por períodos muito difíceis, continua sempre buscando o aperfeiçoamento do seu trabalho junto a cada estudante assistido, no que se refere à orientação e apoio aos seus projetos de desenvolvimento pessoal e profissional.

A importância e a continuidade (já por 60 anos) do trabalho da nossa Associação, têm sido amplamente reconhecidas por parte de todos os que a apóiam, e também por parte de instituições que, com muito critério, enaltecem esse tipo de contribuição social.


carimbo dos 50 anos

Por ocasião das comemorações dos 50 anos da entidade, foi emitido pela Empresa de Correios e Telégrafos um Carimbo Comemorativo, que é uma marca postal, com prazo de utilização coincidente com o período do evento ao qual está associado, carimbo esse muito apreciados pelos filatelistas, que desenvolvem suas coleções com marcas postais de expressivo valor histórico e sócio-cultural.


selo dos 60 anos

Na comemoração dos 60 anos, considerando a importância da Associação para a sociedade brasileira, a Empresa de Correios e Telégrafos decidiu emitir um Selo Personalizado, cujo desenho foi então desenvolvido a partir de um concurso entre os estudantes-bolsistas da própria instituição, vencido pelo jovem estudante de Artes e Desenho Industrial, Luiz Augusto Lobo Olimpio.

A Associação de Assistência ao Adolescente mantém-se fiel às suas origens: apoiar adolescentes carentes que demonstrem aptidão intelectual, capacidade de liderança, e vocação para, quando adultos, ajudarem outros a seguirem o caminho do trabalho e do amor ao próximo, com consciência de cidadania e nacionalidade.