Documentos referentes às políticas internas e externas da Argentina, durante a gestão de Azeredo da Silveira na Embaixada brasileira desse país. Constam do dossiê informações sobre as sucessivas troca...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: AAS eba 1969.02.18
Série: eba - Embaixador na Argentina

Data de produção: 18.02.1969 a 03.09.1973 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1420 (19 pastas)
 

Arquivo:

  • Antônio Azeredo da Silveira (AAS)   Saiba mais

Resumo:

Documentos referentes às políticas internas e externas da Argentina, durante a gestão de Azeredo da Silveira na Embaixada brasileira desse país. Constam do dossiê informações sobre as sucessivas trocas de governo, durante esse período e sobre a ascenção peronista. No campo da polítca externa, existem informações sobre as relações da Argentina com o Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador visando à integração desses países, sobretudo na repressão aos movimentos de oposição ao governo. Os documentos revelam ações de grupos radicais e sequestros de autoridades, dentre as quais Azerdo da Silveira e sua esposa, por grupos argentinos de oposição aos governos militares na América Latina. Inclui ainda informações sobre as sessões extraordinárias da Comissão Jurídica Interamenricana da OEA, destinadas a tratar de questões relacionadas a atuação dos referidos grupos de oposição e informações sobre o " Plano Europa", que consistiu na compra de armamentos visando à modernização das Forças Armadas da Argentina.

Notas:

Das 19 pastas do dossiê, 14 são encadernados com documentos ordenados cronologicamente sobre os assuntos acima referidos. Anexo ao dossiê, originais do livro de Alberto C. Paz e Gustavo Ferrari, intitulado Política Exterior Argentina, 1930-1962.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados