Documentos relativos à missão em embaixadas e legações brasileiras nas capitais do leste europeu, para a qual Azeredo da Silveira foi convocado, durante sua gestão como cônsul em Paris. A missão teve ...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: AAS daII 1962.05.08
Série: daII - Chefe do D.A./Sepro (1959-61/1963-66)

Data de produção: 08.05.1962 a 19.06.1963 (Data certa)

Quantidade de documentos: 48 (1 pastas)
 

Arquivo:

  • Antônio Azeredo da Silveira (AAS)   Saiba mais

Resumo:

Documentos relativos à missão em embaixadas e legações brasileiras nas capitais do leste europeu, para a qual Azeredo da Silveira foi convocado, durante sua gestão como cônsul em Paris. A missão teve como objetivo averiguar as condições de segurança nessas representações diplomáticas, assim como analisar a possibilidade de instalação de SEPROs, nessas capitais. Inclui uma análise do volume de trabalho desenvolvido pelos funcionários brasileiros nessas representações diplomáticas, suas condições de trabalho e de moradia nesses países; documentos sobre as máquinas cifradoras em Moscou e Varsóvia, e sobre as questões envolvendo a segurança dos cofres em Moscou, Varsóvia, Praga e Belgrado. Vale ressaltar que antes dessa missão, Azeredo da Silveira havia sido enviado à Budapeste para averiguar uma questão relacionada à violação do arquivo da Embaixada brasileira nessa cidade. Sua convocação para realizar essa missão no leste europeu deveu-se, não só ao seu bom desempenho na missão anterior, mas ao fato de ter participado da reforma administrativa do Itamaraty, particularmente das questões relativas às legações e representações no exterior, durante sua passagem pela chefia do Departamento Administrativo. Consta também do dossiê, um telegrama comunicando o retorno de Azeredo da Silveira para a chefia do DA, após a finalização da missão no leste europeu.

Notas:

Anexos ao dossiê, dois documentos relativos à segurança das chancelarias no leste europeu, nos anos 1964 e 1965, período posterior à missão. Observação: Apesar de ocupar o cargo de Cônsul, em Paris, Azeredo da Silveira foi convocado para desempenhar uma atividade relacionada ao Departamento Administrativo do MRE. Por essa razão optamos por deixar a documentação nessa série.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados