Documentos relativos ao período em que Ciro de Freitas Vale atuou como Secretário Geral do Itamaraty, de fev-49 a jan-51. Consta, em sua maioria, de correspondência com outras embaixadas tratando de a...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: CFV ad 1949.02.18
Série: ad - Atividade diplomática

Data de produção: 18.02.1949 a 27.12.1950 (Data certa)

Quantidade de documentos: 36 (215 folhas)
 

Arquivo:

Resumo:

Documentos relativos ao período em que Ciro de Freitas Vale atuou como Secretário Geral do Itamaraty, de fev-49 a jan-51. Consta, em sua maioria, de correspondência com outras embaixadas tratando de assuntos administrativos como demissões, promoções e felicitações; além de farta correspondência trocada com Mário de Pimentel Brandão e Raul Fernandes. Destacam-se do conjunto os seguintes assuntos : OEA e a suspensão do Comitê de Defesa Política; Conferência de Bogotá; influência peronista na Colômbia; relações externas entre Argentina e Uruguai, e entre este e os Estados Unidos; o possível acordo para o desenvolvimento entre Trumam e Dutra; relações entre a Organização Inernacional de Refugiados e Itamaraty; auxílio alemão para neutralizar dependência para com os Estados Unidos,a questão do trigo argentino, etc. O dossiê contém ainda seis discursos proferidos pelo titular, entre os quais um dirigido a ESG abordando questões como segurança nacional, política externa e formação da ONU.

Notas:

Obs: aEm anexo ao dossiê encontram-se documentos(3) relativos ao primeiro período em que o titular assumiu este cargo, de out-38 ago-39. Tratam de assuntos administrativos como remoções e ajuda de custo. O dossiê contém duas pastas.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados