Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 014
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Entrevista coletiva de Tancredo Neves à imprensa - Primeira parte (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 11: sonoro, cor, 120 min. 33 seg.

Arquivo:

Autoridades:

• Alves, Agnelo (Entrevistador)
  • Bardawill, José Carlos (Entrevistador)
  • Braga, Emílio (Entrevistador)
  • Brito, Antônio (Entrevistador)
  • Carneiro, Sônia (Entrevistador)
  • Castellin, François (Entrevistador)
  • Castelo Branco, Carlos (Entrevistador)
  • Castro, Tarso de (Entrevistador)
  • Chagas, Carlos (Entrevistador)
  • Corrêa, Vilas-Boas (Entrevistador)
  • Dantas, Audário (Entrevistador)
  • Dias, Etevaldo (Entrevistador)
  • Diehl, Jackson (Entrevistador)
  • Einchenbanch, Carlos (Entrevistador)
  • Fernandes Filho, Hélio (Entrevistador)
  • Fernandes, Roberto (Entrevistador)
  • Flora, Nilton (Entrevistador)
  • Gianini, Humberto (Entrevistador)
  • Girão, Lígia (Entrevistador)
  • Gonzaga Júnior, Henrique (Entrevistador)
  • Gregory, Sérgio (Entrevistador)
  • Grillo, Maurício (Entrevistador)
  • Guedes, Leda Beatriz (Entrevistador)
  • Gutemberg, Luís (Entrevistador)
  • Henrique, Carlos (Entrevistador)
  • Holanda, Haroldo (Entrevistador)
  • Junqueira, Ronaldo (Entrevistador)
  • Leitão, Miriam (Entrevistador)
  • Magalhães, Manoel Vilela (Entrevistador)
  • Manchete Vídeo (Produtor)
  • Marques, Walter (Entrevistador)
  • Melo Filho, Murilo (Entrevistador)
  • Mier, Luís (Entrevistador)
  • Müller Filho, Roberto (Entrevistador)
  • Neves, Tancredo de Almeida (Entrevistado)
  • Pereira, Mário (Entrevistador)
  • Rollemberg, Armando (Entrevistador)
  • Tavares, Flávio (Entrevistador)
  • Teixeira, Ariosto (Entrevistador)
  • Teixeira, Miro (Entrevistador)
  • Toríbio, Luís (Entrevistador)
  • Weiss, Luís (Entrevistador)

Resumo:

Jornalistas e fotógrafos aguardam a chegada de Tancredo Neves no plenário. Cláudia Callerman entrevista o deputado Alencar Furtado (PMDB-PR), que fala sobre a possível participação de Tancredo Neves na escolha dos presidentes do Senado e do Congresso. O narrador Alexandre Garcia explica como será a realização da entrevista. Sérgio Gregory entrevista o deputado Freitas Nobre, líder do PMDB, que fala sobre o sofrimento da classe jornalística durante o regime militar e sobre a necessidade da realização de mais entrevistas como aquela. Em seguida, Sérgio Gregory entrevista Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Fora do Congresso jornalista acompanha a chegada de Tancredo Neves. No plenário, Tancredo Neves se dirige à mesa, onde estão Ulysses Guimarães, Marco Maciel, Barbosa Lima Sobrinho e José Sarney. Tancredo Neves, respondendo às perguntas dos jornalistas, falou sobre o seguinte: inflação; leis de imprensa e informação; Sistema Nacional de Informações (SNI); programa de governo da Frente Liberal; renegociação da dívida externa; criação de um ministério da defesa, unificando as três pastas militares; democratização na América Latina; influência do Brasil nos países da América do Sul; modelo econômico; desenvolvimento do nordeste; relação entre a heterogeneidade de forças políticas e o programa econômico do futuro governo; governo militar; corrupção; anistia política; relação entre as forças democráticas e a extrema direita; pacto social; reforma tributária; eficiência dos bancos estatais, como o Banco Central; moratória e credibilidade do país; autonomia sindical; custo de obras públicas; relação entre o salário do trabalhador e o crescimento da inflação; oportunidades de trabalho para a mão de obra qualificada; convivência com a oposição; programas energéticos de desenvolvimento; intervenção norte-americana nos países da América Central; medidas de impacto e emergência versus atitudes populistas; reformas políticas; funcionalismo público; composição do futuro ministério; relações com os países credores e soberania nacional; negociações políticas entre os países devedores; integração da intelectualidade que se formou ao longo do regime militar à vida política do país; formação de um bloco latino-americano; mudanças promovidas pelo novo governo; reforma partidária; encontro com o presidente norte-americano Ronald Reagan; relações internacionais; os riscos que corre de abuso do poder durante a presidência; contenção da inflação dos gêneros alimentícios; legalização dos partidos comunistas; escolha do prefeito de Brasília.

Notas:

Fita indisponível para consulta. Não digitalizada por motivos técnicos.