Globo Repórter Especial - "Os sinos da Nova República" (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 009
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Globo Repórter Especial - "Os sinos da Nova República" (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 7: sonoro, cor e p&b, 108 min. 39 seg.
CidadeEstadoPais
Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Carvalho, Ronald de (Entrevistador)
  • Duarte, Lima (Apresentador)
  • Globo Vídeo (Produtor)
  • Rede Globo (Emissora de televisão)

Resumo:

Vinheta do Globo Repórter seguida pelo letreiro "Os sinos da Nova República". O programa começa com imagens da comemoração, no Colégio Eleitoral, da vitória de Tancredo Neves nas eleições presidenciais. Todos cantam o hino nacional. Imagens de São João del Rey e o ator Lima Duarte, em off, fala sobre a cidade. Em entrevista a Ronald de Carvalho, Gentil Palhares e Carmelita Viegas, amigo de infância e a primeira professora de Tancredo Neves, respectivamente, ambos contam um pouco de como foi a infância do presidente. Lauro Novaes e Zininha Neves, irmã de Tancredo, falam sobre a juventude do mesmo e de seu ingresso na vida pública. Imagem da varanda da fazenda da família, próximo a São João del Rey, onde Tancredo Neves, Risoleta Neves, Lauro Novaes e Ronald de Carvalho têm uma conversa informal. No Palácio do Catete, Lima Duarte narra, com auxílio de imagens de arquivo, fatos importantes da vida política de Tancredo Neves, de sua atuação como ministro da justiça no segundo governo de Getúlio Vargas até o momento em que se torna Primeiro Ministro. Discorre sobre o golpe de 1964, com breve depoimento de Leonel Brizola e Tancredo Neves sobre o período e, logo após, imagens da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o depoimento de Ulysses Guimarães sobre aquela conjuntura. O narrador menciona as perdas de João Goulart e Juscelino Kubitschek, em 1976 e há outro depoimento de Tancredo Neves falando sobre sua ausência, nos anos de 1976 e 1977, no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e sobre a fundação do Partido Progressista (PP). Imagens do Congresso Nacional, com depoimento de José Sarney sobre o governo Figueiredo. Menção à época em que Tancredo Neves foi governador do estado de Minas Gerais (1982-1984). Lima Duarte comenta sobre o comício das "Diretas Já", ocorrido em 1984, com imagens do palanque, no qual se encontram, Osmar Santos, Tancredo Neves, Leonel Brizola, André Franco Montoro, entre outros. Em seguida, breve depoimento de João Batista Figueiredo sobre as eleições de 1985 e, novamente, imagens do Congresso Nacional durante a votação da Emenda Dante de Oliveira. Imagem de José Sarney Filho votando a favor e do choro, no plenário, da atriz Cristiane Torloni e do psicanalista Eduardo Mascarenhas, pois a emenda não passa. Breve depoimento de Ulysses Guimarães sobre a emenda e, a seguir, da reunião dos governadores de oposição, que escolhe Tancredo Neves como candidato, e de uma reunião do Partido Democrático Social (PDS), da qual José Sarney demite-se da presidência do partido. Depoimento de Aureliano Chaves sobre a formação da Frente Liberal. Lima Duarte volta a discorrer sobre a vida de Tancredo Neves. Imagens da convenção do PMDB que oficializou a chapa Tancredo Neves e José Sarney à presidência e vice-presidência da República. O narrador fala sobre a boa disposição de Tancredo Neves na campanha e suas articulações para enfraquecer a candidatura de Paulo Maluf. O jornalista Ronald de Carvalho entrevista o deputado Fernando Lyra, o coordenador da campanha "Muda Brasil", Afonso Camargo e o secretário particular do presidente, Aécio Neves, sobre a convivência com Tancredo Neves. Imagens dos comícios da campanha pelas eleições diretas e da vitória nas eleições indiretas, de populares nas ruas e do Colégio Eleitoral. Lima Duarte encerra o programa diante da catedral de Brasília, com sinos tocando e com o letreiro "Os sinos da Nova República".

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.