Repercussão internacional da eleição de Tancredo Neves (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 017
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Repercussão internacional da eleição de Tancredo Neves (título original).

Data de produção: janeiro de 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 13: sonoro, cor, 3 min. 2 seg.

Arquivo:

Resumo:

O CNN News noticiou a eleição de Tancredo Neves como sendo uma guinada rumo à democracia. A NBC ressaltou que essa vitória representava mais um regime democrático no hemisfério sul. A PBS entrevista o cientista político Riordam Roett, da Johns Hopkins Schools of Advanced International Studies, que fala sobre os progressos proporcionados pelo regime militar ao Brasil, mas atenta para o agravamento das desigualdades sociais durante o período. Além disso, fala sobre os problemas que Tancredo Neves irá herdar na presidência da república, tais como: dívida externa, fome, desemprego e corrupção. Muitas emissoras de televisão divulgaram imagens das comemorações nas ruas do Brasil. Tancredo Neves foi notícia no New York Times, que mostrava um pouco do perfil do novo presidente, no Wall Street Journal, que abordou a reorganização do estado brasileiro, e no Washington Post, que ressaltou a importância de mais uma democracia na América Latina.

Notas:

TN video 016 e TN video 017 encontram-se na Fita VHS 13. Intervalo equivalente para o dossiê TN video 016: 50 min. 57 seg a 53 min. 56 seg. Fita indisponível para consulta. Não digitalizada por motivos técnicos.