Tancredo de Almeida Neves (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 019
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Tancredo de Almeida Neves (título original).

Data de produção: 14 jan. 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 15: sonoro, cor e p&b, 70 min. 05 s.
CidadeEstadoPais
Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Albuquerque, Sílvio de (Som)
  • Aranha, Monika (Produtor)
  • Borges, Mauro (Operador de Videotape (VT))
  • Carvalho, João Paulo de (Editor)
  • Cockell, Maurício (Assistente de fotografia)
  • Costa, José Carlos (Som)
  • D'Ávila, Roberto (Reportagem)
  • D'Ávila, Roberto (Roteirista)
  • D'Ávila, Roberto (Supervisor)
  • Dinis, Benjamin (Som)
  • Duarte, Airton (Assistente de edição)
  • Furman, Horácio (Operador de Videotape (VT))
  • Grillo, Maurício (Operador de Videotape (VT))
  • Guerra, José (Diretor de fotografia)
  • Intervídeo (Produtor)
  • Largman, Roberto (Assistente de produção)
  • Lima, Fernando Barbosa (Supervisor)
  • Manchete (Emissora de televisão)
  • Martins, Ângelo (Iluminação)
  • Medeiros, J. A. (Produtor geral)
  • Nascimento, Antônio (Produtor)
  • Salles Júnior, Walter (Diretor geral)
  • Salles Júnior, Walter (Roteirista)
  • Salles Júnior, Walter (Supervisor)
  • Salles Júnior, Walter (Editor)

Resumo:

Roberto D'Ávila apresenta o programa um dia antes da eleição de Tancredo Neves à presidência da República pelo colégio eleitoral. Na abertura do programa são mostradas imagens de Tancredo Neves, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart e de comícios da campanha pelas eleições diretas. Imagens de São João del Rey. Tancredo Neves fala sobre a importância política e histórica dessa cidade mineira. Imagens de Açores. Sebastião Cintra fala sobre o trisavô de Tancredo Neves. Tancredo fala sobre sua formação política. Imagens do presidente quando criança. Gentil Palhares fala das peraltices de Tancredo Neves, intercalado por imagens da Praça Francisco Neves, uma homenagem ao seu pai, e do colégio onde ele completou o curso primário. Imagens de Getúlio Vargas em 1930. Tancredo Neves fala sobre sua participação política em Belo Horizonte. Zininha Neves fala sobre o jornal que seu irmão ajudou a fundar. Tancredo Neves fala sobre sua atuação como vereador, sobre a greve dos ferroviários, sobre sua prisão ao defendê-los e sobre a necessidade de um pacto social durante o seu governo enquanto presidente da República. Imagens da fazenda da família, próximo a São João del Rey, onde Tancredo Neves fala sobre sua candidatura à presidência. Risoleta Neves fala sobre a época em que conheceu Tancredo Neves. Inês Maria Neves, Maria do Carmo Neves e Tancredo Augusto Neves, filhos de Tancredo Neves, falam sobre o pai. Imagens de Getúlio Vargas na década de 1950. Tancredo fala da sua atuação no segundo governo de Getúlio Vargas, do seu relacionamento com o mesmo, da escolha do seu nome para o ministério da Justiça daquele governo e do assassinato do major Rubens Vaz. Imagens de Carlos Lacerda e do velório de Getúlio Vargas. Tancredo Neves fala sobre os últimos instantes de vida de Vargas e da relação entre a crise de 1954 e o golpe de 1964. Imagens de Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e da posse desse último à presidência da República. Tancredo fala da sua participação política durante esse governo e o governo mineiro de Bias Fortes, sobre a campanha à sucessão do governo de Minas Gerais, sobre a campanha presidencial do marechal Henrique Lott e sobre a sua atuação na embaixada do Brasil na Bolívia, durante o governo de Jânio Quadros. Imagens dessa época e da viagem de João Goulart à China, em 1961, e da posse do mesmo à presidência da República. Tancredo Neves discorre sobre sua posse e sua atuação como primeiro ministro. Imagens de Tancredo Neves, João Goulart e o ministério em Brasília. Tancredo fala sobre Goulart. Imagens da época, do comício da Central do Brasil, da insurreição dos sargentos e marinheiros, das tropas do general Olímpio Mourão Filho, do general Antônio Carlos Murici cumprimentando o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, do incêndio da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. Tancredo Neves fala da eleição do marechal Castelo Branco e de seu governo. Imagens de Juscelino Kubitschek entrando em um prédio militar para responder a inquérito policial-militar, do caixão do estudante Edson Luís carregado por uma multidão, de Vladimir Palmeira e da Passeata dos Cem Mil, da repressão militar à população, das posses dos presidentes Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo e de Leonel Brizola e Miguel Arraes voltando do exílio. Tancredo Neves fala sobre ética política. Imagens de Tancredo Neves com João Batista Figueiredo. Tancredo fala sobre o governo desse último. João Lobosque Neto, Gentil Palhares e Custódio Neves falam sobre a eleição de Tancredo Neves à presidência da República. Tancredo Neves pede apoio a todos os brasileiros. Imagens do Congresso Nacional, na noite de 14 de janeiro de 1985, e da Igreja de São João del Rey.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.