Tancredo Neves - O presidente da democracia (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 002
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Tancredo Neves - O presidente da democracia (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 1: sonoro, cor e p&b, 49 min. 24 seg.
CidadeEstadoPais
Belo Horizonte MINAS GERAIS Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Carvalho, Ronald de (Entrevistador)
  • Duarte, Lima (Apresentador)
  • Plano Propaganda (Produtor)
  • Rede Globo (Emissora de televisão)

Resumo:

Programa "Globo Repórter Especial" sobre a vida de Tancredo Neves. Inicia com o repórter Ronald de Carvalho entrevistando Gentil Palhares, amigo de infância de Tancredo Neves, Carmelita Viegas, sua primeira professora, Lauro Novaes e a irmã Fininha Neves. Conversa informal entre o mesmo repórter, Risoleta Neves e Tancredo Neves na varanda da fazenda da família, próximo a São João del Rey. O ator Lima Duarte, no Palácio do Catete, narra, com auxílio de imagens de arquivo, fatos importantes da vida política de Tancredo Neves, de sua atuação como ministro da justiça no segundo governo Getúlio Vargas, até o momento em que se torna Primeiro Ministro. Discorre sobre o golpe de 1964, com breve depoimento de Tancredo Neves sobre o período e, logo após, imagens da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o depoimento de Ulysses Guimarães sobre aquela conjuntura. O narrador menciona as perdas de João Goulart e Juscelino Kubitschek, em 1976 e há outro depoimento de Tancredo sobre sua ausência, nos anos de 1976 e 1977, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e sobre a fundação do Partido Progressista (PP). Imagens do Congresso Nacional, com depoimento de José Sarney sobre o governo Figueiredo. Menção à época em que Tancredo Neves foi governador do estado de Minas Gerais (1982-1984). Lima Duarte comenta sobre o comício das "Diretas Já", ocorrido em 1984, com imagens do palanque, no qual se encontram, Osmar Santos, Tancredo Neves, Leonel Brizola, André Franco Montoro, entre outros. Em seguida breve depoimento de João Batista Figueiredo sobre as eleições de 1985 e, novamente, imagens do Congresso Nacional durante a eleição da Emenda Dante de Oliveira. Imagem de José Sarney Filho votando, a favor, e do choro, no plenário, da atriz Cristiane Torloni e do psicanalista Eduardo Mascarenhas, pois a emenda não passa. Ulysses Guimarães dá um rápido depoimento sobre a emenda e, a seguir, imagens da reunião dos governadores de oposição , que escolhe Tancredo Neves como candidato, e de uma reunião do Partido Democrático Social (PDS), na qual José Sarney demite-se da presidência do partido. Depoimento de Aureliano Chaves sobre a formação da Frente Liberal. Lima Duarte volta a discorrer sobre a vida de Tancredo Neves e imagens da convenção do PMDB que oficializou a chapa Tancredo Neves e José Sarney à presidência e vice-presidência da República. O narrador discorre sobre a boa disposição de Tancredo Neves na campanha e suas articulações contra a candidatura de Paulo Maluf. A seguir entrevista com Fernando Lyra, Afonso Camargo e Aécio Neves sobre a convivência com Tancredo Neves. Imagens dos comícios da campanha pelas eleições diretas, de populares nas ruas, do colégio eleitoral e da vitória nas eleições indiretas. Lima Duarte encerra o programa diante da catedral de Brasília, com sinos tocando e com o letreiro "Os sinos da Nova República".

Notas:

TN video 001, TN video 002, TN video 003 e TN video 004 encontram-se na Fita VHS 1. Intervalo equivalente para o dossiê TN video 002: 71 min. 06 seg. a 120 min. 30 seg. Fita indisponível para consulta. Não digitalizada por motivos técnicos.