Tancredo Neves - O presidente da democracia (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 006
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Tancredo Neves - O presidente da democracia (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 3: sonoro, cor, 95 min. 31 seg.
CidadeEstadoPais
Belo Horizonte MINAS GERAIS Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Plano Propaganda (Produtor)
  • Rede Globo (Emissora de televisão)
  • TV Bandeirantes (Emissora de televisão)

Resumo:

Imagens gravadas, ao vivo, pela Rede Globo de Televisão. Passagem do esquife de Tancredo Neves pelas ruas de Belo Horizonte. Imagens da chegada do corpo ao Palácio da Liberdade e cenas de um grande tumulto entre a população. Risoleta Neves faz um apelo ao povo para que a ordem seja mantida. Em seguida, imagens da fila de populares para ver o esquife de Tancredo Neves. Simultaneamente é mostrado um discurso de Tancredo Neves quando esse toma posse como governador do estado de Minas Gerais. Imagens da missa fúnebre, rezada por Dom João Rezende da Costa, Dom Serafim Fernando de Araújo e Dom Arnaldo Ribeiro. Imagens do Palácio da Liberdade. Repórter faz apelo para que pessoas de outros lugares não se desloquem para São João del Rey, pois a cidade está muito cheia. A seguir, imagens de recortes do Jornal Nacional sobre o funeral de Tancredo Neves. O repórter Ricardo Pereira, de Londres, fala sobre a repercussão da morte do presidente brasileiro nos jornais ingleses The Time, Guardian e Financial Times. De Washington, Sérgio Motta Mello fala das pessoas que foram à embaixada para assinar o livro de condolências. Depoimento de Aécio Neves sobre a Aliança Democrática e, em seguida, imagens da cerimônia de visita das missões estrangeiras ao Palácio do Planalto. Desfile de autoridades e despedida de Tancredo Neves, na Esplanada dos Ministérios. Imagens da Base Aérea de Brasília e avião partindo para Belo Horizonte. Novamente imagens do tumulto no Palácio da Liberdade, que deixou mortos e feridos. Imagens de São João del Rey, antes da chegada do corpo de Tancredo Neves. Homenagens do povo ao ex-governador de Minas Gerais. Entrevista com um popular que compara Tancredo Neves a Tiradentes. Imagens do prefeito de São João del Rey pedindo para as pessoas não se deslocarem para esta cidade. Imagens gravadas pela Rede Bandeirantes de Televisão. Imagens do esquife de Tancredo Neves sendo coberto pela Bandeira Nacional e, posteriormente, sendo levado até a Base Aérea da Pampulha e transferido para um avião com destino a São João del Rey. Novamente imagens gravadas pela Rede Globo. Cenas do avião chegando a São João del Rey. Imagens da cidade, enquanto Mário Lago declama, em off, um poema de Dom Marcos Barbosa. Chegada do esquife de Tancredo Neves à Igreja de São Francisco de Assis.

Notas:

Fita indisponível para consulta. Não digitalizada por motivos técnicos.