Vargas: A vida e a história (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 035
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Vargas: A vida e a história (título original).

Data de produção: Déc. 1980 (Data provável)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS: sonoro, cor, 48 min. 25 s.
CidadeEstadoPais
Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Albuquerque, Sílvio de (Som)
  • Bastos, Silas (Operador de Câmera)
  • Carliman, Cláudia (Reportagem)
  • Caruso, Allan (Reportagem)
  • Cony, Carlos Heitor (Diretor)
  • Cony, Carlos Heitor (Roteirista)
  • Costa, José Carlos (Som)
  • Costabile, Ana (Produtor)
  • Costabile, Ana (Reportagem)
  • Fleury, Sérgio (Reportagem)
  • Jardim, José Carlos (Som)
  • Medeiros, Antônio (Operador de Câmera)
  • Mendes, André (Operador de Câmera)
  • Rede Manchete (Emissora de televisão)
  • Rosas, Ronaldo (Locutor)
  • Santos, Mário (Operador de Câmera)
  • Soares, Manuel (Som)
  • Souza, Elizabete B. (Assistente de produção)
  • Tebet, Suzana (Reportagem)

Resumo:

O programa começa com enquete sobre Getúlio Vargas, com alunos da UFRJ. Depoimento de Tancredo Neves sobre a situação política que antecedeu o suicídio de Vargas. Imagens de fotografias e narração (em off) de trechos da carta escrita por Getúlio Vargas. Imagens dos pampas e trilha de apresentação do programa, com narração sobre os homens da região. Imagens da casa construída por Vargas, em São Borja, onde ele criou os filhos e que se transformou num museu. Aparício Rillo, diretor do museu, mostra a casa onde Getúlio viveu até 1923. Mostra alguns pertences do ex-presidente e o quarto do casal, onde nasceram seus cinco filhos, Jandira, Alzira, Getúlio, Manoel e Lutero Vargas. Depoimento de Gelma Athaíde, zeladora do museu. Aparício Rillo mostra o lençol da cama, sobre a qual Getúlio Vargas se suicidou. Depoimento de Tancredo Neves sobre a morte de Getúlio Vargas. Acompanhando imagens de arquivo e fotografias, o narrador fala sobre os anos 20, sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana e sobre a Coluna Prestes. Menciona o período em que Vargas foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul e quando foi eleito governador do mesmo estado. Imagens de Hitler e de Mussolini. Imagens da posse do presidente Washington Luís, no Palácio Tiradentes. Fotografia de Getúlio Vargas integrando seu primeiro ministério. Imagens da crise da Bolsa de Nova Iorque em 1929, da crise do café, em 1930, da Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas e Góes Monteiro, e do governo provisório. O narrador fala sobre a militarização da sociedade civil, mostrando imagens de desfiles escolares e paradas militares, e sobre o culto à personalidade. Cenas de Getúlio Vargas e Góes Monteiro no Jockey Club. Cenas de filme mostram o tumulto nas ruas de São Paulo à época da Revolução Constitucionalista de 1932 e dos carros fúnebres levando os corpos dos quatro estudantes mortos. Acompanhado por imagens de arquivo, o narrador fala sobre os anos 30. Fala sobre o nazismo e a sua influência no integralismo. Narrador fala sobre o estabelecimento do Estado Novo. Imagens da população nas ruas aplaudindo o presidente e de uma multidão no estádio do Vasco da Gama. Cenas de Heitor Villa Lobos escrevendo. Imagens da Segunda Guerra Mundial, do exército nazista e Hitler acompanhado por Goering, em Paris. Imagens do Cine Jornal retratando a aclamação ao presidente pelo operariado. Depoimento de Lutero Vargas sobre a Segunda Guerra Mundial. Apoiado em imagens de arquivo, o narrador explica como a guerra atingiu o Brasil. Cenas depois do ataque a Pearl Harbour e do encontro entre Vargas e Roosevelt, em Natal. Vargas na Companhia Siderúrgica Nacional. Imagens de ataques à esquadra marítima brasileira. Imagens mostram o fim da guerra; a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na batalha do Monte Castelo; Mussolini e Clara Petarchi profanados pela multidão; o bunker onde provavelmente Hitler suicidou-se; o general Von Kreuter assinando rendição irrestrita; manifestações populares; imagens de Winston Churchill; de Arturo Toscanini e da FEB retornando ao Brasil. Getúlio Vargas recebendo os pracinhas. Discurso do presidente sobre o futuro do país. O narrador explica que Getúlio perde o poder e acaba exilado em Itu. Imagens de Getúlio Vargas recebendo aliados, em campanha pela sua volta à política. Cenas de Getúlio Vargas despedindo-se de funcionários da fazenda e depois descendo de um avião, escoltado por Gregório Fortunato. Cenas da posse de Getúlio Vargas em 1951. Fotografias de Vargas e narrador falando que depois do exílio o presidente voltava a sorrir. Imagens de fotos de Carlos Lacerda depondo contra Getúlio Vargas, dando entrevistas e folheando um dossiê. Imagens de fotografia de Getúlio e Gregório Fortunato. Apoiado em imagens de arquivo, o narrador fala sobre fatos que marcaram o mês de agosto de 1954: o atentado da rua Toneleros, que resultou na morte do major Rubens Vaz. Imagem de Carlos Lacerda, ferido, sendo carregado. Lutero Vargas e Sérgio Lacerda depõem sobre tal episódio. Cenas de deputados da oposição, entre eles, Afonso Arinos, depondo contra Getúlio Vargas. Depoimento de Alzira Vargas sobre a morte e os últimos momentos da vida do pai. Tancredo Neves faz depoimento, que segue, em off, com cenas do velório e do enterro de Vargas, no Rio de Janeiro e em São Borja. Imagens do jazigo da família Vargas e depoimento de Sérgio Lacerda sobre Getúlio. Imagens de Getúlio Vargas no estádio do Vasco.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.