Viagem do presidente eleito (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 062
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Viagem do presidente eleito (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 2

Descrição física: 2 Fitas U-Matic 38 e 39: sonoro, cor, 30 min. 08 seg. e 22 min. 37 seg

Arquivo:

Autoridades:

• Radiobrás (Emissora de televisão)

Resumo:

Cobertura dos preparativos e da viagem de Tancredo Neves à Europa, Estados Unidos e México. Abertura do programa com o lettering: "Viagem do presidente eleito". Em seguida, o repórter José Woitechumas, direto de Roma, fala sobre a chegada de Tancredo à capital italiana e sobre o encontro desse com o Papa João Paulo II. José Woitechumas entrevista Dom Lucas Moreira Neves, secretário da Congregação de Bispos e interlocutor de Tancredo Neves em Roma. Dom Lucas elogia o presidente eleito e fala sobre as suas expectativas para o encontro com o mesmo. Em seguida, o repórter relata os encontros previstos pela agenda de Tancredo Neves. Do estúdio, o apresentador afirma que Tancredo Neves montará seu ministério somente após retornar do exterior. Do Rio de Janeiro, o repórter James Gama relata as atividades do presidente naquele dia. Imagens de Tancredo Neves saindo de casa, sendo abordado por jornalistas. Depoimento de Tancredo Neves. Imagens de Tancredo no aeroporto, onde concede mais uma entrevista. Imagens do presidente eleito com o deputado Freitas Nobre. Depoimento desse último. O repórter James Gama relata o trajeto a ser realizado por Tancredo e Francisco Dornelles até chegar em Roma. Imagens da recepção da delegação de Tancredo Neves em Roma, por autoridades do Vaticano, inclusive o Papa João Paulo II. Cenas do encontro de Tancredo Neves com Monsenhor Casarolli e Sandro Pertini, presidente da Itália. Entrevista do presidente eleito. O repórter José Woitechumas fala sobre o apoio de ministros e da Igreja Católica a Tancredo Neves. Imagens de encontro entre Tancredo e os jogadores Sócrates, Toninho Cerezzo, Júnior, Batista e Dirceu. Entrevista de Toninho Cerezzo. Reunião entre Tancredo, Gianni Agnelli e Amitore Fanfani. Tancredo e Amitore concedem uma entrevista após a reunião. José Woitechumas fala sobre a viagem de Tancredo Neves. Entrevista de Paulo Tarso Flexa de Lima. Imagens de Tancredo Neves com grupo de brasileiros no hall do hotel. José Woitechumas fala sobre os compromissos do presidente. Desembarque de Tancredo e Risoleta Neves, entre outros, em Portugal, onde são recebidos por Antônio Azeredo da Silveira, Mário Soares e outras autoridades do país. Depoimento de Tancredo Neves. Entrevista de Mário Soares. Imagens de Tancredo no Palácio da Assembléia, onde foi recebido por Mário Soares e Carlos Mota Pinto. Tancredo Neves recebe homenagens. Fernando Amaral saúda o presidente. Discurso de Tancredo Neves. José Woitechumas fala sobre o discurso. Luiz Adriano fala sobre as homenagens a Tancredo. Imagens de um jantar oferecido pelos parlamentares portugueses a Tancredo. Mário Soares e Tancredo Neves discursam. Imagem do encontro de Tancredo com Carlos Mota Pinto. Esse último é entrevistado. Cenas de Tancredo e Ramalho Eanes. José Woitechumas fala sobre as diversas homenagens e apoios recebidos pelo presidente eleito. Entrevista de Tancredo Neves. José Woitechumas fala sobre a entrevista. Imagem da revista Newsweek, que destaca a vitória de Tancredo Neves. Chegada de Tancredo, Risoleta Neves, Paulo Tarso Flexa de Lima, entre outros, no aeroporto em Roma, onde são recebidos por Dom Lucas Moreira Neves. Risoleta Neves e, logo após, Tancredo Neves concedem entrevista. Imagens de brasileiros manifestando apoio a Tancredo Neves, no aeroporto. José Woitechumas fala sobre o encontro entre Tancredo e Giulio Andreotti. Imagens desse encontro. Imagens de Tancredo Neves, Risoleta Neves, Mário Soares e José Augusto Seabra embarcando num trem com destino à Universidade de Coimbra. Tancredo é saudado por estudantes e recebe o título de Honoris Causa e discursa. Imagens de Tancredo Neves recebendo homenagens. Cenas de José Woitechumas na residência de Felipe Gonzáles, na Espanha. Esse último e Tancredo posam para fotos e conversam num escritório. Na saída, Tancredo concede entrevista. José Woitechumas fala sobre esse encontro e sobre a partida do presidente para os Estados Unidos. Imagens de Tancredo Neves, James Fallow, George Schultz, William Brock, e outros, chegando na embaixada brasileira. Cenas de Tancredo na Casa Branca, onde encontra Ronald Reagan. Tancredo Neves discursa e depois concede entrevista. José Woitechumas comenta a entrevista. Imagens do encontro de Tancredo e George Schultz e de sua chegada à Organização dos Estados Americanos, onde é recebido por João Clemente Baena Soares. Tancredo Neves discursa. José Woitechumas fala sobre os encontros do presidente. Cenas do encontro de Tancredo com Tião Maia. Entrevista de Tião Maia. Imagens do encontro entre Tancredo e Walden Clausen. Esse último concede entrevista. Entrevista de Eimar Aviles. Cenas do encontro entre Tancredo Neves e Ortiz Mena. Tancredo Neves tem conversa informal com a imprensa. José Woitechumas fala sobre a visita do presidente aos Estados Unidos de sua partida para o México. Cenas de Tancredo Neves e Risoleta Neves chegando ao aeroporto da Cidade do México, onde são recebidos por autoridades mexicanas. No saguão, Tancredo é saudado por Bernardo Sepúlveda e, posteriormente, discursa. José Woitechumas fala sobre a agenda do presidente e sobre sua entrevista coletiva. Imagens dessa entrevista, onde Tancredo Neves encontra-se ao lado de Paulo Tarso Flexa de Lima e Geraldo Holanda Cavalcanti.

Notas:

Possui uma cópia em vídeo cassete (VC19:0:00:05 - 1:13:23). Créditos: Imagens, Luiz Múcio. Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC. Imagem e som com falhas.