Diário da Constituinte nº 198. (título original)

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: UG vídeo 035
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Diário da Constituinte nº 198. (título original)

Data de produção: 26 ago. 1987 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 8: sonoro, cor, 115 min. 16 seg.
CidadeEstadoPais
Brasília (DF) Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Radiobrás (Companhia produtora)

Resumo:

Flashes dos principais assuntos: a Igreja Católica faz um balanço da Constituinte, e estudantes avaliam os direitos dos cidadãos. Imagens de bispos da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante entrevista. Dom Jayme Chemello justifica a emenda, apresentada pela CNBB, que pedia que o Estado reconhecesse toda união estável dos casais. No plenário da Câmara dos Deputados, na presença de Benedita da Silva e Florestan Fernandes, entre outros, o presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, enumera quantitativamente os trabalhos da Constituinte até o dia 20 de agosto de 1987. Imagens de constituintes e estudantes, da Universidade de Brasília, durante um seminário sobre os direitos dos cidadãos na futura Carta Constitucional. O presidente do Centro de Acompanhamento da Constituinte (CEAC), João Gilberto, elogia o novo projeto de Constituição, que prioriza os direitos individuais, sociais e políticos dos cidadãos. Lysaneas Maciel do Partido Democrático Trabalhista do Rio de Janeiro (PDT-RJ) defende um plebiscito para aprovar ou não a nova Constituição. Imagens de uma cidade da região do Bico do Papagaio, no sul do Pará. Imagens de notícia de jornal sobre mortes por causa de terras, e imagens de populares exigindo a reforma agrária. Raquel Capiberibe do Partido do Movimento Democrático Brasileiro do Amapá (PMDB-AP) dá a sua opinião a respeito da violência nesta região. Ademir Andrade (PMDB-PA) diz que está apoiando a emendas populares que reivindicam uma reforma agrária real.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC. UG video 007; UG video 031 a UG video 051 encontram-se na Fita VHS 8. Intervalo equivalente para o dossiê UG video 035: 26 min. 07 seg. a 31 min. 23 seg.