Diário da Constituinte nº 200. (título original)

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: UG vídeo 036
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Diário da Constituinte nº 200. (título original)

Data de produção: 27 ago. 1987 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 8: sonoro, cor, 115 min. 16 seg.
CidadeEstadoPais
Brasília (DF) Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Radiobrás (Companhia produtora)

Resumo:

Flashes dos principais assuntos são mostrados no início do programa: o plenário da sistematização discute as emendas populares e aumenta o debate sobre o sistema de governo. Imagens de reunião onde constituintes de diversos partidos discutiram a escolha do sistema de governo. Amaury Muller do Partido Democrático Social do Rio Grande do Sul (PDS-RS) defende a utilização de um plebiscito para a escolha. Marcelo Cordeiro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro da Bahia (PMDB-BA) e Victor Faccioni (PDS-RS) defendem o parlamentarismo. Imagens dos presidentes do PMDB, Ulysses Guimarães, e do Partido da Frente Liberal (PFL), Marco Maciel, e de líderes desses partidos, entre os quais, José Lourenço (PFL-BA), Carlos Chiarelli (PFL-RS), Carlos Sant'Anna (PMDB-BA), Fernando Henrique Cardoso (PMDB-SP) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), durante reunião onde foi discutido o sistema de governo. Ulysses Guimarães (PMDB-SP) diz que existem posições divergentes em ambos os partidos. Imagens de constituintes e de representantes da sociedade civil, durante a primeira sessão extraordinária da Comissão de Sistematização, onde foram debatidos os direitos das mulheres. Abigail Feitosa (PMDB-BA) diz que a questão do aborto deve ser debatida através de lei ordinária. Dirce Tutu Quadros do Partido Trabalhista Brasileiro de São Paulo (PTB-SP) defende que a mulher tenha o direito de abortar quando ela julgar necessário. Novamente imagens do plenário da Câmara dos Deputados. Bernardo Cabral (PMDB-AM) comenta o fato de uma cidadã não-parlamentar estar usando a tribuna do plenário, defende a aposentadoria para mulher aos 25 anos de trabalho e entende que o aborto e a pena de morte não sejam temas abordados pela Constituição.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC. UG video 007; UG video 031 a UG video 051 encontram-se na Fita VHS 8. Intervalo equivalente para o dossiê UG video 036: 31 min. 29 seg. a 36 min. 33 seg.