Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: UG vídeo 003
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Especial sobre a viagem do presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães e comitiva de parlamentares do Congresso Nacional à China, ao Japão e à Coréia. (título atribuído)

Data de produção: Entre 07 dez. 1985 e 21 dez. 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 3: sonoro, cor e p&b, 10 min. 02 seg.
CidadeEstadoPais
Brasília (DF) Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Assumpção, Osmar (Fotografia)
  • Bracarense, Lilia (Apresentador)
  • Calaça, Wanderval (Produtor)
  • Organização Brasileira de Notícias (Produtor)
  • Saraiva, Nogueira (Reportagem)
  • Teixeira, Euler (Fotografia)
  • Vecci, Vicente (Reportagem)
  • Vídeo Revista Transbrasil (Agência lançadora)
  • Vuono, Octávio (Editor)
  • Woitechumas, José (Produtor)

Resumo:

Viagens à China, ao Japão e à Coréia do Sul do presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães, dos senadores Carlos Chiarelli, Severo Gomes e Hélio Gueiros, e dos deputados federais Bocaiuva Cunha, Celso Barros, Heráclito Fortes, Epitácio Cafeteira e Prisco Viana. Acompanharam os parlamentares suas respectivas esposas, o diretor da Rede Globo em Brasília, Afrânio Nabuco, o secretário geral da Câmara, Paulo Afonso Martins, e os jornalistas José Woitechumas, Octávio Vuono e Jorge Moreno. China (7 a 14 dez. 1985): Recepção no aeroporto pelo embaixador Luiz Felipe Teixeira Soares, pelo vice-presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional, Peng Chong, entre outros. Reunião com autoridades chinesas, onde se discutiu o problema da dívida externa brasileira e os problemas de alimentação, saúde e habitação da China. Jantar oferecido por Peng Chong à comitiva brasileira. Visita à Cidade Proibida e ao Palácio do Povo, sede do governo, onde foram recebidos por Peng Chong, pelo presidente da República Popular da China, Li Xian Nian, e pelo primeiro ministro do Conselho de Estado, Zhao Ziyang, entre outros. Visita à Universidade de Tuban, em Cheng Zhen (onde Ulysses Guimarães deu uma palestra sobre o processo democrático brasileiro), a uma colônia chinesa, ao porto e à siderúrgica Bao Chang. Japão (14 a 19 dez. 1985): Visita à Rana, Kyoto e Tokyo. Tokyo: reunião com os principais empresários japoneses e com o primeiro ministro Yasuhiro Nakasone. Os parlamentares brasileiros condecoraram os parlamentares japoneses com a Ordem do Parlamento Brasileiro. Coréia do Sul (19 a 21 dez. 1985): Recepção pelo presidente do governo coreano e pelo embaixador coreano no Brasil. Visita aos estádios e obras da cidade olímpica. Homenagem no Túmulo do Soldado Desconhecido, visita à Assembléia Nacional Coreana e reunião com o seu presidente, Chai Hyung Lee. Homenagem a Ulysses Guimarães, com o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Kon-Kuk. Observação: a fita prossegue com imagens de um desenho animado e de duas telenovelas.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.