Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: UG vídeo 002
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Pronunciamentos de José Fragelli e de Ulysses Guimarães em rede nacional de rádio e televisão. (título atribuído)

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 2: sonoro, cor, 27 min. 47 seg.
CidadeEstadoPais
Brasília (DF) Brasil

Arquivo:

Resumo:

Imagens da vitória de Tancredo Neves e José Sarney no colégio eleitoral. Apresenta pronunciamento do presidente do Senado Federal, José Fragelli, intercalado por imagens do interior do Congresso Nacional e de figuras da política brasileira. José Fragelli fala sobre as funções e os trabalhos dos parlamentares, critica a imprensa que limita o seu trabalho à presença no plenário, e cita exemplos de realizações do Poder Legislativo. Imagens do pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, intercalado por imagens de recortes de jornal sobre as cassações de parlamentares durante o governo militar, por imagens de comícios durante a campanha das Diretas Já, por imagens do interior do Congresso Nacional e de personalidades da política brasileira. Ulysses Guimarães fala sobre as cassações, a censura e a repressão durante a ditadura militar, as greves, a corrupção no governo federal e a campanha das Diretas Já, e esclarece a importância e o trabalho do Congresso Nacional.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.