Sobre a consulta

Classificação: YM PI TA 1976.06.21
Série: PI - Produção Intelectual

Subsérie: TA - Trabalhos de Alunos

Data de produção: 21.06.1976 a 00.00.0000 (Data provável)

Quantidade de documentos: 25 (231 páginas com informação)

Arquivo:

Resumo:

Trabalhos de alunos de Antropologia Cultural, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disciplina ministrada por Yvonne Maggie no primeiro semestre de 1976, analisando rituais religiosos em centros espíritas, centros, terreiros e tendas de Umbanda, e observação de uma médium e um pastor que pregava na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Analisam também a estrutura e composição dos lugares pesquisados, entrevistam pessoas responsáveis pelas instituições e os praticantes, descrevem práticas religiosas e os rituais que presenciam. Contém também receitas, pontos de Umbanda e esboço de plantas dos terreiros. Em anexo, documento de 1974 da Tenda Espírita Zurykan, com dados sobre a organização e estrutura, 2 números de jornais organizados pela Tenda, ensinamentos, horários de funcionamento e de eventos.