ADOLFO DE CAMPELO GENTIL

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GENTIL, Adolfo
Nome Completo: ADOLFO DE CAMPELO GENTIL

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GENTIL, ADOLFO

GENTIL, Adolfo

*dep. fed. CE 1951-1963.

 

Adolfo de Campelo Gentil nasceu em Fortaleza no dia 8 de janeiro de 1919, filho de João da Frota Gentil e de Sara Rosita Campelo Gentil.

Fez seus estudos no Ginásio São João e na Academia de Comércio do Ceará, ambos em sua cidade natal. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, no Distrito Federal, e especializou-se em economia e finanças no Rollins College, nos Estados Unidos.

Ingressando na carreira política, elegeu-se deputado federal pelo Ceará na legenda do Partido Social Democrático (PSD), obtendo 15.479 votos no pleito realizado em março de 1951, suplementar às eleições de outubro do ano anterior, que elegeu o presidente da República, governadores e senadores. Em outubro de 1954                candidatou-se novamente à Câmara Federal, sendo reeleito com 20.398 votos. Durante  seu segundo mandato na Casa foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as atividades políticas da companhia  Esso-Shell.

Tornando a candidatar-se à Câmara dos Deputados nas eleições de 1958, com o apoio das Oposições Coligadas, que reuniam, além do PSD, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido de Representação Popular (PRP), obteve apenas a segunda suplência. Em janeiro de 1959 encerrou o seu segundo mandato, mas em setembro seguinte assumiu novamente uma cadeira na Câmara, que ocupou até janeiro de 1960. Voltou à casa em novembro do mesmo ano, aí permanecendo até o final da legislatura, em janeiro de 1963. A partir dessa data, não tornou a candidatar-se a qualquer cargo público.

Em 1971, fundou o Banco Garantia com outros cinco sócios, permanecendo à sua frente até o início dos anos 1980, quando deixou o banco para dedicar-se a outras atividades, vindo a aposentar-se em 1990.

Foi também diretor-presidente do Banco Operador do Rio de Janeiro e da Copal — Participações, Administração e Lavoura, vice-presidente da União Brasileira de Seguros Gerais, diretor-superintendente do Banco Anchieta e diretor da Livraria Freitas Bastos, da Companhia de Ceras Johnson, da Sociedade Imobiliária Alfa, da Agro-Pastoril Santa Rosa e da Empresa Irmãos Gentil. Participou ainda da diretoria da Associação Comercial do Rio de Janeiro.     

Segundo informações publicadas em maio de 2009 no jornal O Globo, Adolfo Gentil ainda mantinha atividades empresariais e passava a maior parte do tempo em Miami, nos Estados Unidos.

Casou-se com Eleonor Virgínia Henri Gentil e teve cinco filhos. Casou-se em segundas núpcias com Maria Sônia Araújo.

 

 

 

Luciana Pinheiro (atualização)

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; COUTINHO, A. Brasil; GIRÃO, R. Ceará; INF. BIOG.; SALES, D. Razões; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2, 3, 4 e 6); Who’s who in Brazil; Portal do Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/; acessado em 11/08/2009); Portal da Revista Isto É Dinheiro (http://www.terra.com.br/istoedinheiro/; acessado em 11/08/2009); Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (http://www.tre-ce.gov.br/; acessado em 11/08/2009).

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados