ALBERICO ANTUNES DE OLIVEIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: OLIVEIRA, Antunes
Nome Completo: ALBERICO ANTUNES DE OLIVEIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
OLIVEIRA, ANTUNES

OLIVEIRA, Antunes

*dep. fed. AM 1953, 1955-1959, 1964-1967 e 1975-1979.

 

Alberico Antunes de Oliveira nasceu em Santa Maria da Vitória (BA) no dia 13 de novembro de 1911, filho do capitão Segifredo Antunes de Oliveira e de Júlia Antunes de Oliveira.

Depois de fazer seus estudos secundários em Salvador, São Paulo e no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, cursou a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Transferindo-se em seguida para o Amazonas, elegeu-se em outubro de 1950 primeiro-suplente de deputado federal por aquele estado, na legenda da coligação entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Progressista (PSP). Ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados no período de fevereiro a dezembro de 1953. Em outubro de 1954 elegeu-se deputado federal pelo Amazonas na legenda do PTB, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Suplente de deputado federal em outubro de 1958, deixou a Câmara em janeiro de 1959, não chegando a ser convocado nessa legislatura. Em outubro de 1962 foi novamente eleito suplente de deputado federal pelo Amazonas. Após o movimento político-militar de 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart (1961-1964), ocupou uma cadeira na Câmara no período de julho desse ano a fevereiro de 1965.

Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar, voltando a assumir uma cadeira na Câmara Federal em novembro de 1965, e nela permanecendo até o final de seu mandato, em janeiro de 1967. Em novembro de 1974 elegeu-se deputado federal pelo Amazonas, dessa vez na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), agremiação de oposição ao governo, assumindo seu mandato em fevereiro de 1975. Nessa legislatura, foi membro das comissões de Segurança Nacional e de Valorização da Amazônia, suplente das comissões de Relações Exteriores e de Educação e Cultura. Em novembro de 1978 elegeu-se suplente de deputado federal, na legenda do MDB, não ocupando, nessa legislatura, uma cadeira na Câmara Federal e concluindo o mandato em janeiro de 1979.

Ao longo de sua vida pública, fundou e presidiu a Fundação Amazônica e foi presidente da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, tendo sido também professor do Colégio Estadual do Amazonas. Exerceu ainda as atividades de jornalista, de psicólogo clínico e de advogado. Era bacharel em ciências e letras, artes e educação e ministro evangélico formado em teologia.

Freqüentou os cursos de psicologia, teologia superior e línguas antigas da Faculdade Teológica do Seminário Batista do Sul do Brasil, de reflexologia do Instituto Brasileiro de Reflexologia, de epistemologia e genética da Fundação Getulio Vargas (FGV), o curso especial de parapsicologia da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o superior e intensivo de atualização e revisão da Sociedade Brasileira de Genética, além do curso de homeopatia, farmacologia e especialização da Federação Brasileira de Homeopatia e do Instituto Hahnemanniano.

Faleceu em Manaus no dia 11 de julho de 1988.

Era casado com Betty Antunes de Oliveira, com quem teve seis filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (8 e 9); CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; INF. Betty Oliveira; NÉRI, S. 16; SENADO. Endereços; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2, 4 e 6).

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados