ALBUQUERQUE, JOAO PESSOA DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALBUQUERQUE, João Pessoa de
Nome Completo: ALBUQUERQUE, JOAO PESSOA DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ALBUQUERQUE, JOÃO PESSOA DE

ALBUQUERQUE, João Pessoa de

*pres. UNE 1953-1954.

 

João Pessoa de Albuquerque nasceu em Campina Grande (PB) no dia 5 de setembro de 1930, filho de Manuel Afonso de Albuquerque e de Edite Cavalcanti Neiva de Albuquerque. Seu nome foi herdado do tio paterno João Pessoa, ex-governador da Paraíba (1928-1930), cujo assassinato foi o estopim para a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.

Concluiu o segundo grau no Colégio Estadual de Santos (SP), tendo sido presidente do grêmio estudantil desse educandário, e bacharelou-se em direito pela atual Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante sua vida acadêmica, presidiu a União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE/MG). Em julho de 1953, assumiu a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), substituindo Luís Carlos Goeltzer. Permaneceu no cargo um ano exato, sendo sucedido por Augusto Cunha Neto. Nesse período a entidade não esteve sob o comando de estudantes identificados com correntes de esquerda. Ainda universitário em Belo Horizonte, fundou e dirigiu o Centro Folclórico Universitário de Minas Gerais, além de criar em 1952 o Festival Universitário de Arte, evento que se repetiria por dez anos. Cursou ainda administração pública na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, formando-se em 1955.

Em 1962, tornou-se presidente do diretório regional do Partido Libertador (PL) no estado de São Paulo, cargo que ocupou até 1965. Durante esse período, fez parte do diretório nacional do partido.

Em 1974, passou a ocupar a vice-presidência do grupo educacional composto pelos colégios e faculdades Anglo-Americano, permanecendo no cargo por mais de 22 anos.

Exerceu a função de chefe de relações públicas do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), onde publicou o Roteiro dos programas federais de assistência aos municípios, passando posteriormente a integrar o conselho de administração e a assembléia geral da entidade. Foi diretor do grupo financeiro Campina Grande Companhia de Seguros Gerais, tendo sido membro do Sindicato das Empresas de Seguros do Estado da Guanabara. Foi também vice-presidente da Editora Francisco Alves.

De 1990 a 1993, exerceu a presidência do Conselho Empresarial de Educação, tornando-se posteriormente diretor do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro e membro da Academia Internacional de Educação, do grupo Educação do Futuro e da Associação Brasileira de Educação.

Presidiu a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) no estado do Rio de Janeiro e foi vice-presidente de sua diretoria nacional. Presidiu ainda a Associação Brasileira de Educação e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

Em 2004, participou do projeto Memória do Movimento Estudantil.

Casou-se com Roselane Serra de Castro Pessoa de Albuquerque, com quem teve três filhos.

 

FONTES: CONSULT. RAMOS, P.; ENTREV. BIOG.; Who’s who in Brazil; Portal Memória do Movimento Estudantil. Disponível em http://www.mme.org.br acesso em 24/11/09.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados