ALFEU LUIS GASPARINI

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: GASPARINI, Alfeu
Nome Completo: ALFEU LUIS GASPARINI

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
GASPARINI, ALFEU

GASPARINI, Alfeu

*dep. fed. SP 1971-1975.

 

Alfeu Luís Gasparini nasceu em Batatais (SP) no dia 4 de janeiro de 1927, filho de Vitório Gasparini e de Deolinda Gasparini.

Estudou no Grupo Escolar Washington Luís, em Batatais, no Instituto de Ciências e Letras, na cidade de São Paulo, e no Instituto de Educação Otoniel Meta, em Ribeirão Preto (SP), onde concluiu o curso normal. Tendo feito ainda o curso de aperfeiçoamento de professores primários na Escola Normal de São Joaquim da Barra (SP), lecionou em escolas primárias e secundárias em Batatais, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Ipuã (SP).

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em Uberaba (MG), no ano de 1958, passando a advogar na mesma região onde lecionava. Nessa época iniciou também sua carreira política, elegendo-se sucessivamente vereador às câmaras municipais de São Joaquim da Barra e de Batatais. Foi assessor jurídico da Prefeitura de São Joaquim da Barra e em 1964 era chefe de gabinete e secretário de Educação e Cultura da Prefeitura de Ribeirão Preto, durante a gestão de seu irmão, Wilson Gasparini.

No pleito de novembro de 1966 elegeu-se deputado à Assembléia Legislativa de São Paulo na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Nessa legislatura integrou a Comissão de Turismo, presidiu a Comissão de Educação e Cultura e foi vice-líder do governo em 1968, durante a administração de Roberto de Abreu Sodré. Diplomou-se em sociologia pela Universidade Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, e em 1969 concluiu o curso de auditor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

Em novembro de 1970 elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda da Arena, deixando a Assembléia Legislativa em janeiro de 1971 e assumindo seu mandato na Câmara em fevereiro seguinte. Nessa legislatura foi membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão de Constituição e Justiça. No pleito de novembro de 1974 voltou a candidatar-se a deputado federal, obtendo apenas a 26ª suplência. Deixou a Câmara em janeiro de 1975, ao concluir seu mandato.

Faleceu em São Paulo em setembro de 1976.

Foi casado com Leonor Coscrato Gasparini, com quem teve dois filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (7); Jornal do Brasil (10/9/76); NÉRI, S. 16; Perfil (1972); SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; Who’s who in Brazil (1972).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados