ALMEIDA, HENRIQUE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALMEIDA, Henrique
Nome Completo: ALMEIDA, HENRIQUE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

ALMEIDA, Henrique

*sen. AP 1991-1995.

 

Henrique do Rego Almeida nasceu em Curitiba no dia 16 de novembro de 1936, filho de Raimundo Ramos da Costa Almeida e de Cecília do Rego Almeida. Irmão do grande empreiteiro Cecílio do Rego Almeida, proprietário da empresa C. R. Almeida Engenharia e Construções.

Graduou-se em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná.

Nos anos 1980, Henrique Almeida filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Dono de grandes propriedades rurais e mineradoras no Amapá, no pleito de outubro de 1990 candidatou-se a uma vaga no Senado Federal na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Tendo obtido a segunda colocação, conquistou um mandato de quatro anos e assumiu a cadeira em fevereiro do ano seguinte.

Titular das comissões Mista do Orçamento, de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos, e suplente das comissões de Educação e de Constituição, Justiça e Cidadania, na sessão do Senado Federal de 29 de dezembro de 1992 votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, acusado de crime de responsabilidade no esquema de corrupção montado pelo ex-tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias. Afastado da presidência desde a votação favorável do processo na Câmara, Collor renunciou pouco antes da conclusão do processo, sendo efetivado na presidência o vice Itamar Franco, que já vinha exercendo o cargo interinamente desde 2 de outubro.

Em novembro de 1994 a Receita Federal considerou existir incompatibilidade entre a declaração de renda de Henrique Almeida, que em 1992 relacionara bens no valor de dez mil  dólares, e seu patrimônio, avaliado em cerca de 215 milhões. Malsucedido no pleito de outubro de 1994, deixou o Senado ao término da legislatura, em janeiro de 1995.

Em 1997 envolveu-se com o empresário Ricardo Saad Filho, participando de uma operação fraudulenta de lançamentos de títulos do Banco do Estado do Amapá no exterior, e que acabou levando o Banco Central a liquidar a instituição. No processo, Henrique Almeida foi mencionado como procurador dos pretensos donos das áreas oferecidas como garantia do negócio.

Proprietário de terras também nos estados do Maranhão e de Mato Grosso, Henrique Almeida exerceu ainda a vice-presidência da empreiteira C.R. Almeida Engenharia e Construções e a presidência da Henrique Almeida & Cia. Ltda.

Casou-se com Laura Beatriz Pernetta Almeida, com quem teve três filhos.

FONTES: Estado de S. Paulo (31/12/92); Globo (5/9/97); Jornal do Brasil (5/9/97); NICOLAU, J. Dados; Perfil parlamentar/IstoÉ; SENADO. Dados biográficos (1991-1999); Veja (9/11/94).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados