ALVES, JOAO JOSE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALVES, João José
Nome Completo: ALVES, JOAO JOSE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ALVES, JOÃO JOSÉ

ALVES, João José

*const. 1934; dep. fed. MG 1935.

 

João José Alves nasceu em Diamantina (MG) no dia 12 de agosto de 1872, filho de Marciano José Alves e de Antônia Josefina de Oliveira Alves. Seu irmão, Honorato José Alves, foi deputado federal por Minas Gerais de 1906 a 1929, e seu sobrinho-neto, o jornalista Márcio Moreira Alves, foi deputado federal, eleito pelo antigo estado da Guanabara.

Fez os primeiros estudos no Colégio do Caraça, em Mariana (MG), onde foi colega de futuros líderes de projeção estadual e nacional, como Raul Soares e Artur Bernardes. Estudou engenharia na Escola de Minas de Ouro Preto (MG), mas formou-se em 1901 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no então Distrito Federal, defendendo a tese Blenorragia aguda no homem e seu tratamento. Exerceu a medicina no norte de Minas Gerais e no sul da Bahia.

Filiado ao Partido Republicano Mineiro (PRM), iniciou-se na política durante a campanha que, em 1909, conduziu Júlio Bueno Brandão à presidência do estado de Minas Gerais. Em 1918 participou do combate ao surto epidêmico de gripe em Montes Claros (MG), onde atuou como delegado de higiene. Vereador nessa cidade, presidiu a Câmara Municipal durante três legislaturas.

Participou da campanha da Aliança Liberal (1929-1930) em Minas Gerais, não tendo obtido muito apoio em Montes Claros. Após a Revolução de 1930, deixou o PRM e colaborou em janeiro de 1933 na fundação do Partido Progressista (PP) de Minas Gerais, cuja comissão executiva integrou. Em maio de 1933 elegeu-se suplente de deputado na legenda do PP à Assembléia Nacional Constituinte, assumindo o mandato com a morte de João Pandiá Calógeras em maio do ano seguinte. Participou dos trabalhos constituintes e, após a promulgação da nova Carta (16/7/1934) e a eleição do presidente da República no dia seguinte, teve o mandato estendido até maio de 1935. Reeleito em outubro de 1934, sempre na legenda do PP, permaneceu na Câmara dos Deputados.

Professor de ciências naturais na Escola Normal de Montes Claros, foi ainda diretor e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros.

Faleceu em Belo Horizonte a 4 de novembro de 1934, em pleno exercício do mandato.

Era casado com Tributina de Andrade Alves.

 

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; ASSEMB. NAC. CONST. 1934. Anais; CÂM. DEP. Deputados; Câm. dep. seus componentes; GODINHO, V. Constituintes; VIANA, N. Efemérides.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados