ANIBAL DI PRIMIO BECK

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BECK, Primio
Nome Completo: ANIBAL DI PRIMIO BECK

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

BECK, Primio

*sen. RS 1956-1959.

 

Aníbal di Primio Beck nasceu em Santa Maria (RS) no dia 22 de dezembro de 1902, filho de Osvaldo Frederico Beck e de Luísa di Primio Beck.

Iniciou os estudos no Colégio Ancarauí em sua cidade natal, cursando depois o Ginásio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre, antes de ingressar na Faculdade de Direito da capital gaúcha, pela qual se bacharelou. Foi conselheiro municipal em Porto Alegre e, em 1936, no governo de José Antônio Flores da Cunha, foi secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do Rio Grande do Sul.

Proprietário rural, criador, comerciante e industrial, colaborou também na imprensa gaúcha. Dirigiu diversas empresas: Companhia Fiação e Tecidos Porto-Alegrense S.A., Companhia Comercial Manufatora S.A., Companhia Predial e Agrícola S.A., Aníbal & Cia. (madeireira em Santa Catarina), Colonizadora Catarinense S.A., Cerâmica Beck & Cia., Irmãos Beck S.A. (importação e exportação) e Refrescos do Brasil S.A. (fabricante de Coca-Cola em Porto Alegre, São Paulo e Pelotas). Foi ainda diretor-presidente do jornal A Hora, de Porto Alegre.

No pleito de outubro de 1950, elegeu-se suplente do senador pelo Rio Grande do Sul de Alberto Pasqualini, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ocupou a Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul de 1951 a 1955, no governo de Ernesto Dornelles, e entre 1952 e 1954 exerceu a primeira vice-presidência da comissão executiva estadual gaúcha do PTB. Com o licenciamento de Pasqualini, em 19 de junho de 1956 assumiu o mandato de senador, passando a integrar as comissões de Mudança da Capital Federal para Brasília e de Legislação Social, além de algumas comissões especiais. Deixou o Senado no fim da legislatura, em 31 de janeiro de 1959.

Faleceu em 2 de janeiro de 1971.

Casado com Marta Py da Cunha Beck, teve quatro filhos.

 

FONTES: ARQ. GETÚLIO VARGAS; FERREIRA FILHO, A. Histórias; SENADO. Dados; SENADO. Relação.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados