ANTONIO CARLOS BARBOSA FROTA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FROTA, Antônio
Nome Completo: ANTONIO CARLOS BARBOSA FROTA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FROTA, ANTÔNIO

FROTA, Antônio

*superint. Sudene 1987.

 

Antônio Carlos Barbosa Frota nasceu em São Luís no dia 30 de janeiro de 1953, filho de Francisco Mendes Frota e de Mirtes Barbosa Mendes Frota.

Em 1972 ingressou na Escola de Administração do Estado do Maranhão e, nesse mesmo ano, trabalhou como assistente de administração da Secretaria de Urbanismo e Planejamento da Prefeitura Municipal de São Luís. Em 1973 tornou-se assistente de administração da Sociedade de Melhoramentos e Urbanismo da Capital S.A., passando a chefe de gabinete da entidade em 1974, cargo que exerceria até 1976. Ainda em 1974, realizou o curso de gerência por objetivos do centro de treinamento da Prefeitura de São Luís.

Bacharel em administração em 1975, no ano seguinte concluiu o curso de ciências contábeis pelo Instituto de Estudos Contábeis da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, e fez estágio de administração de empresas, nas áreas de relações industriais, vendas, marketing e compras na Ford do Brasil S.A., em São Paulo. Sócio da Associação Brasileira de Técnicos de Administração — seção do Maranhão, passou a integrar a diretoria da entidade em 1976, na qual permaneceria até 1978.

Em 1977 concluiu os cursos de organização, métodos e sistemas da Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão e do centro de treinamento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em agosto desse ano ingressou na UFMA como coordenador de convênios da universidade, cargo que exerceria até 1983. Professor colaborador do Departamento de Ciências Econômicas e Contábeis da UFMA a partir de 1978, passaria a professor-assistente em 1981. Ainda em 1978 realizou o curso de auditoria interna na Boucinha & Campos — Consultores S/C Ltda., em São Paulo.

Membro fundador e sócio-efetivo da Academia Maranhense de Ciências Contábeis em 1982, nesse mesmo ano foi eleito membro do colegiado do curso de ciências contábeis da UFMA, função que exerceria até 1984, e se tornou conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão. Em 1983 foi designado auditor-geral da Prefeitura de São Luís, passando, no ano seguinte, a secretário-chefe do gabinete do prefeito.

Em agosto de 1987, assumiu interinamente o cargo de superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sediada no Recife, no lugar de Dorani Sampaio. Deixou o cargo no final de novembro seguinte e foi sucedido por Paulo Souto.

De volta a São Luís, retornou à UFMA na qualidade de professor do Departamento de Ciências Econômicas e Contábeis. Licenciado da universidade desde 1994, para se dedicar a atividades empresariais, em janeiro de 1999 tornou-se gerente (antigo secretário) de Desenvolvimento Regional no segundo governo de Roseana Sarney.

No pleito de 2002, candidatou-se a deputado federal pelo estado do Maranhão na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL), obteve uma suplência.

Casou-se com Ana Teresa Couto Frota, com quem teve três filhos.

 

FONTES: CURRIC. BIOG.; INF. BIOG; Portal TSE www.tse.gov.br acesso em 20/9/09.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados